Santa Catarina tem novos secretários do Turismo, Cultura e Esporte e da Saúde

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom
Santa Catarina passou a contar, nesta terça-feira, 17, com novos secretários de Estado: Leonel Pavan assumiu Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Vicente Caropreso tomou posse na Secretaria da Saúde (SES). Também foram empossados o novo presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Pinto da Luz, e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Nunes Caetano. O governador Raimundo Colombo prestigiou o ato, que ocorreu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

“É mais uma evolução da equipe. As pessoas que comandavam as pastas fizeram um excelente trabalho, mas há um processo de renovação. Vamos dar a maior força para estas duas áreas essenciais. Precisamos fazer mais, e isso é um desafio. Há muito por fazer, porque vivemos em um tempo de mudanças. Tenho certeza que vamos continuar avançando e protegendo os catarinenses em todos os serviços oferecidos”, disse o governador.

Ainda no evento, o governador ressaltou as conquistas do Governo do Estado no último ano, como a renegociação das dívidas, a reforma na previdência e a redução dos custeios. Fatores que, segundo Colombo, ajudaram o Governo do Estado a manter o equilíbrio fiscal e as contas em dia. Leonel Pavan (a partir da esq.), Rodolfo Pinto da Luz e Raimundo Colombo

O novo secretário da SOL salientou que em qualquer cenário econômico que se analise nos dias atuais, em nível interno ou externo, nele estará despontando o Turismo, a Cultura e o Esporte como atividades estratégicas de desenvolvimento, geração de renda e qualidade de vida. Conforme Pavan, onde os três setores são estimulados há um aumento das receitas de quase todos os tipos de serviços.

“Em nosso estado esse cenário positivo não é diferente. Vai além. É único. O turismo é um dos mais ricos e diversificados do país. Santa Catarina é também pioneira na regionalização do turismo e conta com 12 regiões com diversidade cultural, folclórica e gastronômica, além de paisagens naturais únicas e atrações em todas as estações do ano", afirmou.

Pavan também compartilhou um pouco do que pretende fazer enquanto secretário da pasta. "Vamos buscar apoio e parcerias para que, juntos, possamos fazer de Santa Catarina um estado ainda mais pujante neste setor. Vamos ouvir os catarinenses, levar consultorias, capacitar as pessoas e criar alguns projetos inéditos no país para desenvolver ainda mais SC”, informou.

Vicente Caropreso 

Caropreso disse que, dentre os pilares do novo comando, estão o uso racional e coerente dos recursos
disponíveis da saúde e a revisão de contratos e metas com entidades em que a secretaria é parceira,propondo assumir a responsabilidade daquilo que é possível pagar em dia. Ainda dentro das metas está ajudar os parceiros da secretaria, os hospitais conveniados filantrópicos (que respondem por mais de 70% do atendimento da rede SUS) e as prefeituras. O secretário ainda pretende ter papel ativo no combate ao avanço das doenças mais comuns no estado, sobretudo as transmissíveis.

“Queremos uma gestão na qual todos os profissionais da área devem dar o melhor de si, sobretudo neste pior momento de crise que atravessa o Brasil, como um desafio pessoal de cada um por toda sociedade catarinense. Assumo a Secretaria da Saúde com responsabilidade, dedicação, ética e muita vontade de ver a nossa população recebendo o melhor que a saúde pública pode oferecer”, destacou o novo secretário da Saúde.

Perfil dos novos secretários

O deputado Vicente Caropreso assume a Secretaria da Saúde no lugar de João Paulo Kleinübing. Nascido em Blumenau, formou-se em Medicina na década de 1970 e especializou-se em Neurologia, tendo atuado em hospitais de Florianópolis, Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul. Foi eleito vereador em Jaraguá do Sul em 1996, deputado federal para a legislatura 1999-2003 e foi eleito deputado estadual em 2014. Até a posse, o adjunto Murillo Capella responde interinamente pela secretaria.

Já o deputado Leonel Pavan assume a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte no lugar de Filipe Mello. Natural do Rio Grande do Sul, Pavan tem base eleitoral no Vale do Itajaí. Empresário, já foi vereador, prefeito, deputado federal e senador. Em 2006, elegeu-se vice-governador no segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira e, em março de 2010, com a renúncia do titular para concorrer ao Senado, assumiu o comando do Estado. Foi eleito deputado estadual em 2014.
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC