Bento Gonçalves e Região, Turística e de Eventos por Excelência.

De olho na potencialidade turística da região, Bento Gonçalves, recebeu a 8ª edição da FIMTUR BUSINESS entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2017.
Grupo de Agentes de Viagens e Operadores
Preparada em hospitalidade, Bento Gonçalves juntamente com a secretaria de turismo, receberam 60 profissionais do turismo, entre eles, Agentes de Viagens, Operadores e jornalistas especializados oriundos de sete estados brasileiros e Distrito Federal.

Alvaro Paes, gestor e organizador da FIMTUR.
A Serra Gaúcha foi palco deste encontro para a 8ª edição da Fimtur Business no município, com programação intensa, diversas atividades turísticas puderam conhecer e visitar, entre estes roteiros turísticos conheceram as vinícolas, o passeio de trem Maria Fumaça.

A Fimtur tem como proposta, ser um evento técnico e comercial, com o intuito de ser feira itinerante de turismo, onde proporciona aos profissionais técnicos, familiarização e experiência com os roteiros visitados.
 
Secretario de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante.
De acordo com o secretario de turismo, Gilberto Durante esta é uma excelente oportunidade dos técnicos e profissionais do turismo familiarizar-se com detalhes que engrandece e agregam valor no município, onde vivenciá-los dá maior ênfase e conhecimento para vender o destino e roteiros. Esta é a ideia, trazer profissionais para conhecer inloco. Assim avaliou!

Em outras edições a primeira experiência foi realizada em 2013, onde foi bem sucedida, em 2014, 2015 e 2016 ocorreram duas edições anualmente. Nesta edição a participação de 51 agentes e operadores de sete estados brasileiros que participaram entre eles o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Janeiro, Piauí e Distrito Federal. Oito jornalistas especializados nas áreas do turismo de diferentes regiões do país foram convidados pela primeira vez, para participar da roteirização turística da Serra Gaúcha.
Agentes de Viagens/Operadores, secretario de turismo Gilberto Durante e Alvaro Paes que ofereceram apoio ao grupo.

Grande variedade em atrativos e ações do evento que foi realizado muito rapidamente, porém, com grande estilo e qualidade. Há muitos roteiros a ser visitados em uma região grande e rica nas tradições e na cultura. Foram quatro dias inteiros, subindo e descendo a Serra Gaúcha, encantando com tanta beleza e hospitalidade.
Alguns participantes chegaram primeiramente na Capital Gaúcha do Rio Grande do Sul-Porto Alegre, em um sábado, logo domingo, com transporte rodoviário, seguiram para Bento Gonçalves-RS. De onde começa as atividades dos roteiros pré-agendados pela organização e parceiros, com hospedagem inclusa com café da manhã, em cinco hotéis para o grupo. Os parceiros dos alojamentos receberam todos com boas viandas, são eles os hotéis, - Porto Alegre Ritter Hotel. Bento Gonçalves - Villa Hotel Michelon, Hotel Vinocap, Hotel Laguetto Viveroni, Super 8 Hotel, Farina Park Hotel.



Com a parceria da Agencia de Turismo - Giordani Turismo os agentes puderam realizar passeios de experiência na Maria Fumaça e no Parque Epopeia Italiano-Parque temático.  A Rota turística é composta por cinco associações do turismo, estes recebem os visitantes com um almoço (não são todos) é preciso informar-se na hora de visitar.

Sugestão de roteiros segmentados para Bento e região.
A primeira atividade oferecida para o grupo foi um jantar Campeiro, no Folclórico CTG - Centro de Tradições Gaúchas, Laço Velho, pequena mostra e familiarização da cultura gaúcha. Dia seguinte, com programação variada para visitar diversos roteiros integrados da região e municípios. Seguido informações colhida da programação e roteiro Fimtur, ainda no Hotel Laguetto Viveroni  deu-se inicio ao evento com explanação e apresentação de boas vindas do secretario turismo Gilberto Durante, da cidade de Bento Gonçalves. Na ocasião estiveram presente representantes das empresas turísticas e hotéis, como Hotel Farina Park, Laguetto Viveroni, Hotel Super 8, Villa Michelon, Vinocap, Giordani Turismo, Plataforma 10,BDS Turismo.

“Vivenciando para Vender” esta é a proposta, - vender produtos com base na experiência e na vivencia, para que o cliente sinta-se atraído pela região, gerando expectativa positiva do roteiro. Com base nas indicações e nas informações colhidas na experiência dos roteiros gerando certo encantamento pela cultura, pelas tradições e pelas vivencias.

 Roteiros vivenciados pelos agentes, operadores e jornalistas, os indicados são estes:
Grupo de jornalistas da área do turismo, Antonio, Miguel,  Francisco, Mariza Carvalho e Regina Lemos
 Maria Fumaça: passeio turístico de trem com locomotiva a vapor, que percorre 23 km entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa com atrativo musical e apresentação gaúcha e italiana.

Vale dos Vinhedos: Um roteiro que congrega opções para o melhor enoturismo brasileiro. O Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixados pelos imigrantes italianos que chegaram a Serra Gaúcha em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uvas e vinhos finos, e infraestrutura turística de alta qualidade. 

Coperativa Vinículada Aurora : O maior centro de recepção turística voltada para a Enologia abre suas portas para mostrar o processo de elaboração do vinho. O trajeto está interligado por tuneis e corredores de onde se vê barris de carvalho, tanques de inox e pipas de madeira, levando ao visitante o aroma contagiante do mundo do vinho.  O ponto alto da visitação é a degustação na verdadeira “Cave di Bacco”.

Colônia São Pedro - Caminhos de Pedra: nos Caminhos de Pedra, encontra-se um verdadeiro resgate da arquitetura colonial italiana. O visitante tem este contato com os descendentes imigrantes, conhecendo o dia a dia do ambiente rural e cultural.

VINDIMA- entre caminhadas pelos parreirais, a colheita da uva e a famosa pisa das UVAS, tudo isso regado de muita animação e cantorias italianas.

 E muito mais:
 Encantos de Eulália, Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas.


Uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves e Fimtur apoios da Associação Aprovale, e outras mais do município que tem no turismo forma de alavancar a economia. 

Reportagem-fotográfica: Jornalista Mariza Carvalho-Mtb/3547-Florianópolis-Santa Catarina.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC