Ministro do Turismo garante mais promoção para os estados do sul do País

Interesse das bancadas já foi discutido anteriormente com a Embratur. Marx Beltrão pediu a parlamentares urgência na aprovação dos projetos do Turismo
Da esq. para a dir.: Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; deputado João Paulo Kleinubing; secretário estadual de Turismo de SC, Leonel Pavan; Ministro do Turismo, Marx Beltrão; senador Dalírio Beber e deputado Toninho Wandscheer. Foto: Roberto Castro/MTur

O Ministro do Turismo, Marx Beltrão, garantiu na tarde desta terça-feira (18) que os três estados do Sul - Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul -  terão mais apoio para promoção conjunta de seus principais produtos turísticos. No encontro, os líderes e parlamentares das bancadas dos estados pleitearam, junto ao Ministério e à Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mais investimentos e fortalecimento do turismo da região, que representa um terço dos 6,5 milhões de turistas internacionais que vieram ao Brasil no último ano.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, participou da reunião e realçou os esforços do governo para potencializar a promoção dos três estados, principalmente na América Latina. “Nós vamos ter uma campanha reforçada para além das que já temos na América do Sul, inserindo produtos turísticos dos estados do Sul do Brasil nesse mercado. Vamos comercializar o nosso turismo de uma forma muito mais agressiva e presente em função dos compromissos assumidos entre o Ministério, Embratur e parlamentares nesta tarde”, comentou.

A reunião foi proposta pelo secretário estadual de turismo de Santa Catarina, deputado e ex-senador, Leonel Pavan, que apresentou, em nome de todos os parlamentares, o documento: “O Sul é o meu destino” - plano com estratégias definidas para alavancar os principais destinos da região. “Juntos, queremos mostrar o potencial do Sul e competir com as demais regiões do Brasil, principalmente na participação de mídia e divulgação do governo. Queremos mais apoio para divulgar as ações e tradições do sul, já que a região tem um enorme potencial turístico”, enfatizou o secretário.

Beltrão fez um apelo aos líderes para que Municípios e Estados também promovam os destinos e invistam em turismo nas regiões. Além disso, ele esclareceu que o Ministério do Meio Ambiente já iniciou a divulgação de todos os Parques Naturais brasileiros e que o Ministério do Turismo já providenciou, junto à mídia, propagandas do País, inclusive do Sul do País. “O interesse comum é que os brasileiros viagem mais pelo Brasil e que os estrangeiros conheçam mais ainda a diversidade brasileira”, comentou.  O ministro e a equipe técnica do Turismo vão analisar o documento entregue pelos líderes parlamentares e vão discutir, junto com os representantes, o melhor caminho de divulgação das peculiaridades de cada Estado.

Lummertz lembrou ainda que, em encontro com as lideranças empresariais de Santa Catarina, durante a WTM Latin America no último mês, o projeto de divulgação integrada nos estados da região Sul já foi discutido e que Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS), Florianópolis e Balneário Camboriú (SC) serão os produtos prioritários de promoção para desenvolvimento do turismo da região. E complementou: “Em continuidade ao projeto que será implementado na região Sul, a Embratur pretende estimular as lideranças dos demais estados a trabalhar da mesma forma”.

Projetos em andamento – Marx Beltrão atentou os parlamentares ainda sobre a necessidade de aprovação dos Projetos de Lei que fazem parte do plano macro “Brasil + Turismo”, principalmente a transformação da Embratur em Agência. O ministro pediu apoio dos parlamentares para que o turismo seja tratado com o peso que tem na retomada da economia brasileira.
Fonte: Mtur





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC