Roteiros e rotas, rumo a natureza Catarinense.

Em tempos de Pandemia o socorro para relaxar com a familia, terá estas opções,-  Rotas e fugidas para natureza: E aqui no sul do Estado Catarinense temos a belíssima Serra do Rio do Rastro, com suas curvas fechadas e mirantes espetaculares, onde o cenário completa este desejo e onde oferece variadas alternativa, para você e sua familia, naturalmente de Automóvel, Moto ou Bick. 

Onde fica e qual é a sua altura,- a 1.500 m de altitude e a apenas 50 km do mar, essa combinação causa bastante imprevisibilidade em relação ao clima, a dica é sempre ter um agasalho por perto porque a previsão do tempo para os cânions das Serras Catarinense conta com neblinas e ou chuvas,- A dica para quem quer passar uma ou duas noites, deixo aqui:  reserve no maravilhoso hotel  Rio do Rastro Eco Resort

Surpresas te aguarda na Serra Catarinense do Rio do Rastro entre vinícolas, cânions, araucárias e uma estrada cheia de curvas. Será uma linda experiência, e digo uma coisa, você precisa incluir esse lugar na sua lista de viagens. Deixo alguns registros fotográficos pelo caminho que percorri, dos mirantes onde conta com infraestrutura turística, poderá usar um banheiro limpo, apreciar a paisagem (se o tempo estiver aberto) poderá degustar e comprar os saborosos queijos e salames que são produzidos no alto da serra. Um bom momento para parar e agradecer pelo privilégio de estar alí.


A Serra do Rio do Rastro é mais famosa estrada do Brasil e uma das estradas mais impressionantes do mundo. O trecho da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes, curvas fechadas, e mirantes espetaculares entre penhascos e montanhas.

O mirante localizado no seu topo, a mais de 1460 metros de altitude, proporciona uma vista espetacular da estrada, da Serra do Rastro e da planície abaixo. É um dos cartões postais do estado de Santa Catarina.

Localizada entre as cidades de Lauro Müller (em baixo da serra) e Bom Jardim da Serra (em cima da serra), a Serra Rio do Rastro era conhecida anteriormente por “Serra do 12”. O trecho é parte da rodovia SC-390 que liga o Planalto Serrano com o Litoral de Santa Catarina.
(fonte de divulgação)

Após sua saída da Serra do Rio do Rastro, você ainda poderá esticar um pouco mais esta viagem até a cidade de Urubici, cidade pequena, cheia de cachoeiras, onde se encontra a Pedra Furada e o Morro da Igreja. O morro da Igreja que mede 1852 é, um morro pertencente ao Parque Nacional de São Joaquim, localizado na divisa entre os municípios catarinenses de Bom Jardim da Serra onde está uma das bases da aeronáutica, também encontrará pelo caminho plantações de maças, açudes com trutas, e para passar uma noite a sugestão é o Hotel Urubici Park Hotel de bom padrão. E se quiser conhecer a cidade, verá a Igreja central com sua magnifica arquitetura, é a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, uma obra monumental e arrojada para época em que foi construída, uma das maiores igrejas do estado de Santa Catarina.

O projeto arquitetônico da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, em forma de cruz e arco, foi idealizado pelo padre José Alberto Gonçalves Espíndola, cujos restos mortais encontram-se no interior da igreja.










As Araucárias originarias dessa região




Os paredões que desenham a serra


Texto e Fotografias de Mariza Carvalho - Fotojornalista


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC