Postagens

Transporte turístico poderá usar o Terminal Rita Maria

Decisão do Deter foi anunciada em encontro da Aettusc, entidade que reúne as empresas do setor em SC. O setor de transporte turístico conquistou importante vitória no esforço de oferecer mais conforto e segurança a seus passageiros. Na última sexta-feira, o presidente do Deter, Neri Garcia, anunciou a liberação de duas plataformas (21 e 22) do Terminal Rita Maria, em Florianópolis, para embarque e desembarque de viagens turísticas. Para começar a valer, falta apenas o Deter regulamentar a operação, o que deve acontecer em até 15 dias, segundo o departamento. O anúncio foi feito na abertura do 4º Encontro Estadual das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina, promovido no último fim de semana pela associação de empresas do setor, a Aettusc. Para o presidente da entidade, Nilton Pacheco, a notícia representa a recompensa por uma árdua batalha. “Foram muitos anos lutando por isso”, afirmou. A decisão do Deter é importante para proporcionar conforto e seguranç

Sobre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical patronal que representa os direitos e interesses de empresários do comércio de bens, serviços e turismo de todo o Brasil,  que respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e  empregam formalmente cerca de 16 milhões de pessoas. A CNC administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor. Juntos, eles atendem mais de 20 milhões de brasileiros por ano. O Sistema CNC-Sesc-Senac qualifica o turismo nacional com uma oferta de mais de 140 tipos de cursos em unidades do Senac em todo o País, tendo alcançado mais de um milhão de matrículas gratuitas em 2013. Incentiva o turismo social, ofertando, por meio do Sesc, uma rede extra-hoteleira com 43 m

CNC patrocina WTM Latin America 2014

Imagem
Entidade representa os direitos e interesses de empresários do comércio de bens, serviços e turismo de todo o Brasil A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) novamente será patrocinadora da WTM Latin America, o evento mais internacional da indústria do turismo no continente americano – que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril no Transamerica Expo Center, em São Paulo, simultaneamente à 41ª edição do Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo). O presidente do Conselho de Turismo da entidade, Alexandre Sampaio, exalta a participação na feira: “nestes tempos de grandes eventos (Copa e Olimpíadas) no Brasil, a continuidade da realização da WTM Latin America reveste-se de um caráter estratégico, ao propiciar ao trade um espaço de negócios entre compradores, vendedores e instituições públicas e privadas – que denotam o vigor comercial turístico da América Latina. Como representante da cadeia produtiva do turi

Marajó integra associação de ilhas turísticas do Brasil

Imagem
O Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, acaba de entrar para a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas. A adesão foi formalizada pelo prefeito de Soure, João Luiz Melo, neste final de semana, ao assinar um termo de compromisso com o prefeito de Paranaguá, Edison Oliveira Kersten, idealizador do projeto de criação da nova entidade representativa desse setor turístico. Edison e comitiva técnica fez uma visita de cortesia ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, na manhã desta segunda-feira, dia 24. O Pará tem muitas ilhas, a exemplo do Marajó que é um dos maiores arquipélagos do mundo”. Ressaltou o prefeito Edison, ao justificar o convite para que o Pará faça parte da entidade. Segundo ele, a organização dos municípios insulares e ilhas turísticas em uma entidade representativa, com recursos próprios inclusive, visa atender o conceito de sustentabilidade no turismo e surge para que essas ilhas possam produzir de maneira mais ef

Nelson Mandela inspira novo mapa turístico da África do Sul

Imagem
Guia ajuda a conhecer locais importantes da trajetória do ex-líder político Seguir os passos de Nelson Mandela (1918-2013) pela África do Sul ficou mais fácil com o lançamento do “Madiba-inspired tourist attractions” (em tradução livre, "as atrações turísticas inspiradas na vida de Madiba", que era o apelido de Nelson Mandela). Trata-se na verdade de um mapa turístico que aponta todos os pontos relevantes na trajetória de Mandela, ex-presidente sul-africano e principal líder da luta contra o Apartheid, o regime político que durante 44 anos dividiu brancos e negros na África do Sul.      A novidade foi anunciada nesse mês pelo ministro do turismo Marthinus van Schalkwyk, em lançamento promovido em Cape Town, último lugar em que Mandela esteve preso antes de ser libertado em 11 de fevereiro de 1990, depois 27 anos preso.   “A morte de Mandela, nosso primeiro presidente eleito democraticamente, comoveu o mundo inteiro e fez com que todos pudéssemos refletir sob

É isso que defendo, não dá para ir sempre aos mesmos lugares, sem sentir-se surpreendido.

Imagem
O turismo precisa se comportar de forma inovadora, a cada ano surgem mais roteiros diferentes, o que seduz muita gente: Lugares inexplorados, desconhecidos e que surpreendam. Todos os dias comer feijão com arroz é bom... porém enjoa! Bom mesmo está além do feijão com arroz...é exatamente quando se agrega algo diferente. Se pode ir todos os anos ao mesmo destino, porém se muda a estrategia...oferecendo um restaurante diferente, um hotel diferente, um roteiro, um city tour diferente na mesma cidade, no mesmo evento.  Está na imaginação dos roteiristas em acordo com suas agencias, operadoras criar essa condição para que o turista se surpreenda e se envolva em uma atmosfera agradável.

Turismo de experiência: mais do que destinos diferenciados é preciso conhecer novas realidades

Imagem
Fugir dos tradicionais roteiros de viagens e viver experiências inéditas é o que buscam os adeptos do turismo de experiência. Opções inusitadas de roteiros serão apresentados em maio na 20ª edição da BNT Mercosul em Penha, SC. Penha, SC – Cada vez mais exigentes os turistas desejam viver novas realidades e ter experiências diferenciadas a cada viagem. Para atender essa demanda surge o turismo de experiência que vai além da questão econômica. Como envolve relações poucos convencionais, proporciona momentos fora da realidade do viajante. Segundo Paulo Gusmão, da Galápagos Tour - operadora que trabalha há 16 anos com pacotes nacionais e internacionais de turismo de experiência - as pessoas desejam roteiros inéditos e diferenciados. "Em um modo geral as pessoas não querem apenas viajar e por isso buscam por produtos turísticos que não estejam acostumadas a vivenciar no dia a dia além de procurarem por algo que as enriqueça culturalmente”. Seja para fugir do estresse, estar

Comunicado da Prefeitura Municipal de Bombinhas

Iniciamos o ano de 2014 com uma campanha para sensibilizar autoridades dos três poderes que constituem o estado democrático de fato, sobre a importância de um acesso para Bombinhas. Divulgamos em diversas plataformas midiáticas a importância dessa necessidade, não apenas para o nosso município, mas, para toda a região. Que culminou com o lançamento de um abaixo-assinado em duas frentes: online através do site  www.bombinhasacessoja.com.br e manuscrito que foi entregue nos estabelecimentos comerciais de Bombinhas. Não é preciso explicar aos senhores o grau de importância dessa campanha, já que essa questão é praticamente uma unanimidade em todos os segmentos do município, e, é uma solicitação antiga de toda a comunidade. Sabemos que existem várias prioridades, mas o Acesso também é. Uma obra não depende da outra para ser iniciada. Para esclarecer a comunidade, autoridades, imprensa e empresários a Prefeitura de Bombinhas realiza na próxima segunda-feira, dia 24, às 20h, uma Audiência P

Santur patrocina almoço aos agentes no Encontro Ancoradouro

Imagem
A almoço do segundo dia do Encontro Ancoradouro teve o patrocínio da Santa Catarina Turismo S/A (Santur). A tradicional feijoada foi prato servido aos 800 agentes de viagens presentes no Encontro. O diretor da Santur, Átilo Medeiros destacou os atrativos do estado lembrando a sua diversidade cultural. “Lembro que temos no Estado pelo menos 23 etnias e raças diferenciadas com suas tradições e manifestações culturais”, disse. O dirigente, em tom de descontração, fez uma ressalva a Juarez Cintra, presidente do Grupo Ancoradouro. "Vamos criar mais pacotes com a Ancoradouro. Os agentes vão descobrir que temos mais que Balneário Camboriú. Por exemplo, as serras catarinenses, tem paisagens magníficas", completou Átilo Medeiros. Ao finalizar seu discurso, Átilo confirmou a presença da Santur no próximo Encontro e deixou uma mensagem no ar: "Ano que vem, vamos trocar o feijão por uma peixada." O encontro segue com a tarde livre para os agentes e termina à noite com

Santa Rosa de Lima terá inventário fotográfico oferecido pela Santur

Imagem
A partir deste sábado (22), o fotógrafo da Santur Norbeto J. Cidade percorrerá vários pontos de Santa Rosa de Lima para realizar um inventário fotográfico turístico sobre o município. O material será utilizado pela Santur e pela Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte para divulgação turística do município e do estado de Santa Catarina. Na noite desta sexta-feira (21), Norberto encontrou-se com os secretários municipais de Educação e Desporto, Rudinei Pacheco, e de Administração, Finanças e Planejamento, Edison José Vandresen. Na ocasião, foram definidos os roteiros pelos quais o profissional passará nos próximos dias, como pontos turísticos, atrativos gastronômicos, destaques da economia da cidade e paisagens naturais. O trabalho, promovido pela Santur sob a coordenação do seu diretor de Marketing, Haroldo de Oliveira Silva, não terá custos para a prefeitura e as imagens também ficarão à disposição do município para futuras ações de promoção do turismo. André Bianchin

Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau apresenta ações para 2014

Nesta última quarta-feira,12, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniu representantes de empresas associadas para apresentar as ações da entidade para 2014 e também para debater os principais problemas ocorridos na temporada de verão 2013/2014. Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, falou sobre as áreas de atuação da entidade e logo em seguida apresentou as ações e projetos que serão desenvolvidos no decorrer deste ano. Além da participação em eventos do segmento turístico, como o Salão Paranaense de Turismo, EBS, WTM e ABAV, Margot apresentou também ações que visam aumentar a representatividade, a capacitação e a promoção do destino turístico, como o Balneário Saboroso, arrecadação da Room Tax, o Projeto de Capacitação em parceria com o Sebrae, entre outros. Para Osny Maciel Junior, Gerente do Sibara Flat Hotel & Convenções, essa busca do Convention Bureau em se profissionalizar cada vez mais realmente é muito importante para a cidade. “O