Postagens

Mostrando postagens de Julho 26, 2009

As baleias francas chegam para quebrar com a sazonalide no município de Imbituba e seu arredor.

Imagem
Santa Catarina recebe a visita espetacular das Baleias Francas que migram e chegam para reproduzir-se em águas calmas e quentes do litoral catarinense. Pertencentes a família balenidae, diferente das outras por apresentar-se toda negra, com manchas brancas na barriga e verrugas (calosidades) na cabeça. Estas magníficas criaturas exibem-se no mar e um ritual sincrônico de pura beleza. A temporada de observação das baleias está entre os meados de julho, agosto e setembro onde elas proporcionam um verdadeiro espetáculo em movimentos e bailes que alegram os olhares atentos dos visitantes, pesquisadores, amantes da natureza e de sua comunidade local. O evento ocorre em uma faixa litorânea de 130 km de mar atlântico sul. A área é de proteção ambiental do APA. Encontra-se entre os municípios de Imbituba e a capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis. A baleia franca austral é extremamente importante para o turismo de observação que acontece na cidade de Imbituba que é considerada a c…

Visión-Visión, uma federação mundial de jornalistas e escritores latinos de turismo para a promoção da América Latina

O uruguaio Julio César Debali, principal promotor da iniciativa, foi escolhido como presidente, enquanto José Carlos de Santiago, presidente do Grupo Excelências, foi eleito como vice-presidente do capítulo espanhol.


Visión, a nova ferramenta para a promoção mundial da América Latina como destino turístico, nasceu durante a recente edição da Euroal, em Málaga. O nome oficial da associação é Federação Mundial de Jornalistas e Escritores Latinos de Turismo. Assim, todos os escritores latinos com trabalhos publicados, em qualquer lugar do mundo, poderão ser membros da organização.
"Visión vai trabalhar com as secretarias de Turismo dos governos para a promoção da América Latina a partir dos nossos próprios meios de comunicação", disse seu presidente, o uruguaio Julio César Debali.
Para Mariano Palacín, presidente da Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo (FEPET), "Visión tem um futuro brilhante porque reúne um grupo de jornalistas de muita força. Todos …

Praia dos Ingleses - Florianópolis / SC - Brasil

Imagem
Manhã de uma terça feria - Na calmaria do inverno na Ilha de Santa Catarina.

Havia uma luz especial nesta manhã de terça feira na praia dos Ingleses.

É simplesmente mágico o amanhecer no mar, suas ondas acalmavam e dançavam em um ritmo tranquilo e em sincronia com o voo rasante das gaivotas.

 Um barco de pescadores se aproximava da costa, logo após desceram alguns pescadores, juntaram-se a outros que estavam na beira da praia.

 O ritmo da equipe que retirava a rede do mar deixou alguns olhares curiosos, como o meu. A beleza do grupo me chamou atenção pela união das atividades incomum sob olhares atentos e curiosos que ali estavam. E também pela a expectativa do almoço das gaivotas.

Os pescadores chegavam com seu peixe fresco e logo então começam a dividir o trabalho em um verdadeiro ritual. Puxam em conjunto a rede, uma força que é ao mesmo tempo sincronizada como dança sob a luz do sol que irradiava em cada movimento.

O mar bem  ali no horizonte, tinha cor de prata. O astro rei bri…

SANTA E BELA CATARINA

Imagem
Visitar Santa Catarina é mais do que uma viagem – é pura satisfação! Trata-se de um estado que oferece surpreendente diversidade de atrativos geográficos e culturais, durante todo o ano, atendendo todos os interesses e idades.
No litoral, com 560 km de costa caprichosamente desenhada, há mais de 500 belíssimas praias. No interior, o cenário alterna paisagens rurais, núcleos urbanos progressistas e uma natureza exuberante: montanhas, cânions, vales sinuosos, rios e centenas – talvez milhares, ninguém sabe ao certo – de cachoeiras escondidas na Mata Atlântica mais preservada do Brasil. Nas regiões serranas, faz frio – Santa Catarina é o único Estado brasileiro em que neva todos os anos.
O aspecto cultural também é bastante variado. São muitos os povos que formaram a Santa  Catarina os portugueses, africanos, índios, alemães, italianos, ucranianos, poloneses, tiroleses... Essa herança cultural é notável e se expressa através da arquitetura, da gastronomia, do folclore, na religi…