Postagens

Mostrando postagens de julho 6, 2014

Faço a minha parte, e você faz o quê?

MERCADO DE TRABALHO Com a globalização e o avanço da tecnologia surge o aumento de ofertas de produtos turísticos, fabricadas com maior qualidade, este fato acarreta na concorrência entre os produtores e exigências que conduziram as empresas a adequarem-se aos novos tempos, mas para que tudo isso ocorra é preciso ter uma boa administração de marketing que garanta a satisfação do cliente, pois hoje este não quer apenas ser feliz, mas sim, desfrutar desta felicidade. O desenvolvimento tecnológico dos transportes nas ultimas décadas, e o maior tempo livre, além de melhores condições financeiras das pessoas, faz com que estas procurem evadir-se dos centros, procurando livrar-se do stress do dia a dia e ficar de bem com a vida e com o bem estar físico e mental, com isso alteram o setor turístico, resultando em um aumento de pessoas que viajam e o desenvolvimento da infra-estrutura e equipamentos turísticos, assim inicia-se uma nova realidade, com novos produtos no mercado que venham atender

Observação de baleias cresce de 10% a 15% ao ano no Brasil

Imagem
A Copa do Mundo está chegando ao fim, mas as opções turísticas do país devem manter o visitante pelo país por mais algum tempo. Entre julho e novembro, os amantes da natureza e da preservação da fauna e flora, podem curtir um grande espetáculo nas águas do litoral brasileiro, com a contemplação de baleias. Os cetáceos costumam buscar as águas quentes do Brasil nesta época, para acasalar, dar à luz e alimentar seus filhotes. O turismo de natureza é um dos segmentos que mais cresce no mundo, com índices de 10% a 15% - e inclui a observação de aves, insetos, flores, baleias, entre outros. De acordo com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), este segmento tem atividades em mais de 120 países, entre eles, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Argentina, África do Sul e Brasil. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirma que pelo menos 10% dos turistas em todo o mundo são adeptos do turismo ecológico e boa

Para ministro, Copa inicia novo ciclo de desenvolvimento no Turismo

Para o ministro do Turismo, Vinícius Lages, a Copa do Mundo é um marco para o Turismo no país. Segundo ele, a partir da realização do megaevento, o Brasil pode entrar em um novo ciclo de desenvolvimento no setor, aproveitando a imagem passada para o mundo e a infraestrutura geradas por ele. Lages foi o convidado do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), de João Dória Jr, na tarde desta quarta-feira (02/07) para um almoço que discutiu os legados da Copa do Mundo para o Turismo. “Um legado se faz de forma contínua. Não podemos agora cruzar os braços, temos que aproveitar e nos desafiar a criar um novo ciclo de desenvolvimento do Turismo brasileiro”, afirmou Lages, explicando que para isso é necessário primeiro melhorar o ambiente de negócios e jurídico para que o setor privado também possa avançar. “Temos várias demandas apresentadas, como a flexibilização das contratações e facilitação dos vistos, por exemplo e estamos ampliando os nossos esforços para isso”, complementou. Outro pont

ABAV Nacional comenta IPCA divulgado pelo IBGE

Imagem
“Nunca esteve tão barato viajar nas férias de junho e julho como neste ano em que o Brasil é o país-sede da Copa do Mundo”, garante Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), contrapondo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (08/07/2014). Segundo os dados divulgados pelo instituto, houve no mês passado aumento dos preços das passagens aéreas (21,95%) e das diárias de hotéis (25,33%) e esses dois itens foram apontados como os responsáveis por metade (0,20) do avanço do índice (0.40) em junho – o que, no acumulado do semestre, resulta em alta inflacionária (6,52%) acima da meta prevista pelo governo (6,5%). De acordo com Azevedo, apesar do aumento dos preços das passagens aéreas e das diárias dos hotéis ter sido também observado pela associação nas cidades-sedes, às vésperas e nos dias dos jogos, não faltaram e ainda exist

Aerolineas amplia voos para Mendoza em agosto

Imagem
A partir do próximo 4 de agosto, os voos da Aerolíneas Argentinas entre São Paulo e Mendoza passam a ter duas frequências semanas: aos domingos e quartas-feiras, à noite. Segundo Javier Espina, ministro de Turismo de Mendoza, “a duplicação da oferta (quando iniciou em fins de junho era um semanal), deve-se à grande procura. Para todos os brasileiros continuaremos oferecendo as promoções acordadas com a iniciativa privada porque nosso objetivo é atingir um número cada vez maior de visitantes provenientes do Brasil”. Diversos hotéis oferecem early check-in e late check-out e varios estabelecimentos – lojas, bares e restaurantes – oferecem descontos. Em 2013, chegaram a Mendoza 139 voos semanais, com um total de 16.338 assentos disponíveis, representando um movimento anual de 7.228 voos e 849.576 assentos. Com este voo direto a oferta será ampliada em 141 voos. Mais sobre o destino em www.turismo.mendoza.gov.ar

MTur da Argentina lança catálogo com experiências turísticas

Imagem
O Ministério de Turismo da Argentina, através do Instituto Nacional de Promoção Turística – Inprotur – acaba de lançar seu novo catálogo de experiências turísticas. O material completo e atualizado está disponível para ser  baixado no site oficial do Inprotur e reúne mais de 200 experiências que os turistas podem desfrutar, em cada uma das províncias argentinas. O catálogo faz parte da nova campanha “Argentina, por vos” ("Argentina, por vocês") que busca promover o país como um destino de experiências a serem vividas pelos turistas que podem, inclusive, montar seu próprio roteiro.

Trade turístico de SC quer plano de captação de eventos

Imagem
Valdir Walendovsky com autoridades locais do turismo (Fotos: Saul Oliveira/SOL/ASCOM) O auditório da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte recebeu diversos representantes de entidades e empresários do trade turístico de Santa Catarina. Para o secretário Filipe Mello, o encontro serviu para ouvir as principais demandas do setor e elaborar uma agenda de trabalhos coletiva. Uma das principais sugestões dos participantes foi a criação de um plano de captação de eventos para o Estado. A iniciativa pretende garantir o fluxo turístico durante todo o ano, não apenas nas temporadas de verão e inverno, que favorecem as regiões litorânea e serrana, respectivamente. Representantes dos Convention & Visitors Bureau fizeram coro a essa ideia, que deve fomentar o turismo de eventos em SC. Com base nesta necessidade foi definida a reativação do Grupo de Trabalho de Turismo de eventos, que deve elaborar uma minuta do plano e encaminhar ao secretário para aprovação. Outra sugestão do grupo f

Mercado de turismo e eventos aquecido no Brasil

Mercado de turismo e eventos aquecido no Brasil. A Associação Brasileira de Empresas de Eventos-ABEOC vem computando o crescimento favorável do setor nos últimos anos. Em visita a empresa Rossi & Zorzanello, a presidente da ABEOC Rio Grande do Sul, Ana Cláudia Bittencourt, contou que a demanda aumentou em 13% no segmento de turismo e eventos. Ao mesmo tempo, ela adverte que não é possível separar o turismo de eventos com o turismo de negócios, pois um auxilia o outro para o desenvolvimento do setor.

Festival gastronômico comemora os 50 anos de Balneário Camboriú

Imagem
No dia 20 de julho Balneário Camboriú completa seu cinquentenário. Entre várias promoções que integram o calendário oficial de aniversário do município, está a 5ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso. O evento, que acontece de 10 a 27 de julho e é realizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, tem apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e de vários parceiros. A intenção é mostrar aos amantes da boa culinária, que a cidade tem muito a oferecer além de suas praias, belezas naturais e inúmeras atrações de lazer. A promoção confirma: no quesito boa mesa, Balneário Camboriú dá seu show, revelando que também é referência pela gastronomia. São 26 os restaurantes que participam do Balneário Saboroso em 2014. Os estabelecimentos irão oferecer cardápio individual completo – entrada, prato principal e sobremesa – a preço único e acessível. Além da gastronomia, haverá agenda paralela com aulas-show, palestr

Artista Jandira Lorenz cria cartaz do 32º Festival de Dança de Joinville

Imagem
Obra homenageia balé russo de Diaghilev e é inspirada na bailarina Tamara Karsavina Para a edição do 32º Festival de Dança de Joinville, que ocorre de 23/7 a 2/8, o cartaz oficial do evento traz a assinatura da artista plástica Jandira Lorenz (Florianópolis), reconhecido nome catarinense com grande parte de sua produção vinculada ao desenho. A obra homenageia os Ballets Russos de Diaghilev, que revelaram ao ocidente o esplendor do mundo oriental com seus temas, suas músicas, suas encenações suntuosas e seus magníficos bailarinos, revitalizando a dança da época. A figura central é inspirada na renomada bailarina russa Tamara Karsavina que teve, posteriormente, papel relevante na transmissão de sua arte e formação de grandes bailarinos no mundo ocidental. O convite à Jandira se deve à valorização do talento de artistas catarinenses, bem como ao reconhecimento a uma característica peculiar de Lorenz, considerada uma das desenhistas mais importantes do Estado com técnica apurada nos

Festival de Dança de Joinville inova na programação de 2014

O maior festival de dança do mundo chega a sua 32ª edição com novidades na estrutura e na formatação dos eventos que integram sua programação. Em função da realização da Copa do Mundo no Brasil, o calendário do evento foi alterado para ter início na terceira semana de julho, no dia 23, e se estende até 02 de agosto, mantendo os 11 dias de evento. Mesmo com a mudança de datas, a participação dos grupos já está garantida para esse ano, fato que se constata em função do aumento de 15 % no número de inscritos, em relação a 2013, no processo de seleção para a Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos, chegando a 2.461 coreografias inscritas em 2014. Essa mudança no cronograma do evento motivou a Coordenação do Festival a inovar em 2014 também na venda dos ingressos, que em edições anteriores, começavam a ser comercializados apenas no final de junho. Esse ano, as vendas começam já em abril, com atendimento exclusivo para Sócio Mais, no período de 03 a 09 de abril; e venda para o públic

32º Festival de Dança de Joinville

Imagem
Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se na Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado a atividade didática. O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações. Trazer para as noites especiais – Abertura e Gala – espetáculos que sejam montagens completas de balés consagrados ou peças de destaque de outros gêneros de dança e trabalhos de companhias de renome é também uma preocupação da Curadoria Artística e da organização do evento. Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai

Floripa Convention cria porta-copo exclusivo com dizeres e ícones da cultura

Imagem
Expressões características que apenas os “manezinhos” conhecem estão impressas nas bolachas porta-copos exclusivas criadas pelo Floripa e Região Convention & Visitors Bureau. Quatro modelos supercoloridos, assinados pelo artista plástico Luciano Martins, e que ainda destacam ícones resgatados da cultura foram pensados para valorizar a cidade. Os brindes serão entregues durante a realização e a captação dos eventos na região e também em feiras ligadas ao Trade. “Queríamos algo que fugisse dos tradicionais chaveiros e canetas. O objetivo é relacionar frases que estão presentes no “dialeto manezês” e, ao mesmo tempo, que fizesse uma referência à cultura”, afirma Mário Costa Júnior, coordenador de Comunicação e Marketing e Visitors do Floripa Convention. Conforme o diretor, a ideia é valorizar o que a cultura açoriana tem de melhor. “Desejamos que as pessoas se orgulhem de ter na mesa do escritório ou de casa uma bolacha porta-copos que se refere ao folclore e aos ditados populares”

Desabafo,- Texto de José M. Teixeira

Imagem
"Já não tenho paciência para algumas coisas, não porque me tenha tornado arrogante, mas simplesmente porque cheguei a um ponto da minha vida em que não me apetece perder mais tempo com aquilo que me desagrada ou fere. Já não tenho pachorra   para cinismo, críticas em excesso e exigências de qualquer natureza. Perdi a vontade de agradar a quem não agrado, de amar quem não me ama, de sorrir para quem quer retirar-me o sorriso. Já não dedico um minuto que seja a quem me mente ou quer manipular. Decidi não conviver mais com pretensiosismo, hipocrisia, desonestidade e elogios baratos. Já não consigo tolerar eruditismo selectivo e altivez académica. Não compactuo mais com bairrismo ou coscuvilhice. Não suporto conflitos e comparações. Acredito num mundo de opostos e por isso evito pessoas de carácter rígido e inflexível. Desagrada-me a falta de lealdade e a traição. Não lido nada bem com quem não sabe elogiar ou incentivar. Os exageros aborrecem-me e tenho dificuldade em aceitar

O PERFEITO IDIOTA BRASILEIRO!

Imagem
Ele fura fila. Ele estaciona atravessado. Acha que pertence a uma casta privilegiada. Anda de metrô – mas só no exterior. Conheça o PIB (Perfeito Idiota Brasileiro). E entenda como ele mantém puxado o freio de mão do nosso país. Ele não faz trabalhos domésticos. Não tem gosto nem respeito por trabalhos manuais. Se puder, atrapalha o trabalho de quem pega no pesado. Trata-se de uma tradição lusitana, ibérica, que vem sendo reproduzida aqui na colônia desde os tempos em que os negros carregavam em barris, nas costas, a toilete dos seus proprietários, e eram chamados de “tigres” – porque os excrementos lhes caíam sobre as costas, formando listras. O Perfeito Idiota Brasileiro, ou PIB, também não ajuda em casa por influência da mamãe, que nunca deixou que ele participasse das tarefas – nem mesmo por ou tirar uma mesa, nem mesmo arrumar a própria cama. Ele atira suas coisas pela casa, no chão, em qualquer lugar, e as deixa lá, pelo caminho. Não é com ele. Ele foi criado irrespo

Florianópolis de olho na segurança dos eventos:

Imagem
Cartilha apresenta passo a passo para realização de eventos seguros Os promotores e organizadores de eventos em Santa Catarina não têm mais desculpa para se adequarem à legislação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que dita as regras de segurança em eventos. Através de um trabalho conjunto com os Bombeiros, as entidades que compõem o Fortur (Fórum de Turismo de Florianópolis) elaboraram uma cartilha com o passo a passo para a realização de eventos com segurança, cumprindo todos os requisitos da legislação vigente. A cartilha traz informações para todos os tipos de eventos temporários, fechados ou abertos. Define prazos e tudo o que precisa ser feito, desde documentos a procedimentos. “A ideia é oferecer um documento simplificado e orientativo que ajude o promotor a seguir todas as normas de segurança. O organizador ou promotor são responsáveis civis pelo evento que realizam e a segurança precisa estar em primeiro lugar”, afirma o presidente do Floripa Convention,