Sectur apresenta Balneário Camboriú durante Fórum da Abrajet

Cerca de 60 jornalistas especializados em turismo, de todo o país, estão reunidos neste final de semana (24 a 27) em Balneário Camboriú, onde participam do 7º Fórum da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet). O evento teve abertura na noite de sexta-feira (25), no salão de eventos do Hotel Geranium, e contou com a apresentação de Balneário Camboriú pelo anfitrião Ademar Schneider, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.

O Fórum trouxe a cidade os jornalistas Hélcio Estrella, presidente nacional da Abrajet, que trabalha no mercado da comunicação de São Paulo há 43 anos, Alberto Gonçalves de Souza, presidente da entidade em Santa Catarina, vários secretários de turismo, como Adilson Silvestre, de Imbituba, que é do Conselho Fiscal da entidade e também diretor regional da Abrajet para a região sul do Estado, e ainda Claudio Magnavita, coordenador geral da Câmara de Segmentação do Ministério do Turismo e secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

A abertura teve como destaque os 58 anos da entidade, que valoriza não apenas os destinos , mas toda a cadeia produtiva que envolve a atividade, como produtos e serviços envolvidos no setor. Em sua explanação, o presidente da Associação em Santa Catarina, Alberto Gonçalves, elogiou o trabalho realizado pelos "abrajetianos" catarinenses, que há dois anos e dois meses o auxiliam a dar nova oxigenação aos trabalhos da entidade. "Deixamos de pertencer a uma sigla morta. Durante minha gestão já realizamos sete fóruns de turismo, e isso demonstra que não queremos uma Abrajet parada. E, graças à parcerias, como a firmada com a Sectur de Balneário Camboriú, hoje temos profissionais dedicados à grande indústria fomentadora do desenvolvimento turístico no Estado", observou.

O presidente da Abrajet, Hélcio Estrella, afirmou que a Abrajet é "uma entidade vitoriosa pela ação de um grupo dedicado, que realiza um forte trabalho junto às seccionais para que a Associação seja uma entidade forte". Estrella também elogiou a parceria e apoio da Sectur, através do esforço do secretário Ademar Schneider.

O secretário de Turismo de Imbituba, Adilson Silvestre, destacou a gestão administrativa de Balneário Camboriú, em especial da Sectur pelos projetos e ações do secretário Schneider. "Hoje nos espelhamos nos trabalhos realizados em Balneário Camboriú, que é um exemplo para o Estado. Tentamos seguir essa qualidade, que é demonstrada em todos os eventos nos quais estamos e nos encontramos com Balneário Camboriú", analisa.

O secretário estadual de Turismo do Rio, Magnavita, sublinhou a parceria do Turismo de Balneário Camboriú com o evento, pois conhece de perto as dificuldades dos gestores públicos em apoiar grandes eventos, pela limitação do dinheiro público. "Certamente, o Fórum da Abrajet trará bons resultados ao município, pois temos aqui grandes profissionais da imprensa 
especializada em turismo, que estão vendo de perto o resultado do trabalho feito na cidade. Se Balneário Camboriú é o que é, é porque temos gestores públicos competentes em seu comando", pontua.

Ademar Schneider não poderia deixar de agradecer aos elogios ao trabalho do Turismo e à cidade. Ele declarou que os ótimos resultados do turismo se devem ao público e ao privado, que estão alinhados e, inclusive, hoje assinam um dos melhores projetos de divulgação turística no Mercosul, o Workshop Trade SC, case de sucesso que atualmente é o projeto de divulgação do mercado turístico catarinense na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia, e que nasceu em Balneário Camboriú.

O secretário ainda relatou as mudanças pelas quais vem passando Balneário Camboriú na gestão de Edson Renato Dias, Piriquito, com abertura de avenidas, grandes obras de saneamento público, implantação da Guarda Municipal Armada, a realização de eventos voltados à família como Reveillon, Brilhos de Natal, Coelhinho na Praia (Páscoa), Carnaval, BC Criança, os cursos de qualificação destinados aos vendedores do verão, a vida noturna que privilegia os amantes da música eletrônica e vários outros gêneros musicais, enfim.

Schneider fez um grande balanço positivo, que vem colocando Balneário Camboriú na mídia nacional e internacional. "A gente só obtém a vitória com muito trabalho, correndo atrás e se esforçando muito", disse ele, que demostrou iniciativas de sucesso através de vídeos, que hoje colocam a cidade no cenário do empreendedorismo de destaque do Brasil e exterior.

O encontro da Abrajet continua neste sábado e domingo (26 e 27), com confraternização, realização de um concurso de fotografias que premiará os jornalistas que expressarem melhor a cidade através de suas lentes, entre outros compromissos.

FONTE:
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122/8883-7799

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC