Festival Gastronômico de Búzios completa 15 anos

O Festival Gastronômico de Búzios chega à sua 15ª edição neste ano. Nos dias1, 2, 8 e 9 de julho, as ruas de Búzios serão tomadas por aromas e culinárias de diferentes países. Atualmente, o evento é um dos mais celebrados do calendário local. A história do Festival começou em 2001, quando Gil Castelo Branco, produtor e idealizador até hoje, decidiu passar um tempo no balneário. Jornalista, estava se preparando para fazer um mestrado na área, quando se apaixonou pelo lugar e resolveu fixar residência. Começou a trabalhar com produção de eventos; teve a ideia de fazer o primeiro Festival - numa tentativa de resgatar o glamour da cidade -; e o que era um plano com tempo determinado se prolonga até hoje.

Entre as novidades desse ano, está a participação da Praça dos Ossos pela primeira vez no calendário, em horários alternativos. No local, gastronomia, música ao vivo, instalações e recriações nos sábados e domingos (2,3 e 9,10 de julho) das 13h às 19h. A Feira Orgânica de Búzios, que já acontece todo sábado na cidade, também estará no local, oferecendo alimentos saudáveis, como bolos, pães integrais e sucos da luz e com frutas da época.
Uma grande exposição com fotos de Búzios também tomará a Rua das Pedras, que terá quadros espalhados contando a história do local. “Foi a forma que encontramos de homenagear a cidade e o público que tanto nos apoia”, conta Gil, animado.
Cerca de 45 restaurantes participam da edição deste ano e oferecem pratos a preços convidativos em mesas montadas em diferentes pontos da cidade: Orla Bardot, Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias, Espaço Domme e Porto da Barra. Das 20h à meia noite, os restaurantes oferecerão entrada e sobremesa a R$ 15 e prato principal a R$ 20.

“O Festival começou pequeno, tinha um formato e ideais específicos e, aos poucos, foi se adaptando com a realidade do país. Fico extremamente realizado em saber que ele não é só meu, ele já faz parte da cidade. Estamos felizes com essa 15ª edição. Todo ano produzimos novidades para o Festival sem cair na mesmice, mas mantemos o formato original das mesas nas ruas que é o nosso DNA” explica Gil.

Sobre o evento:
Com público de todas as idades, o Festival atrai pessoas de várias partes do Rio e de cidades vizinhas, que movimentam o turismo local. Para esse ano, o produtor prevê ocupação de 90% na rede hoteleira. “O evento movimenta Búzios no inverno. Durante o festival, a cidade fica em festa e as ruas, bastante cheias. Temos expectativa de receber 30 mil pessoas ao longo dos dois fins de semana”, explica.
O Festival Gastronômico de Búzios tem produção e direção de Gil. Tem também apoio do Búzios Convention Bureau; Prefeitura de Armação dos Búzios; Sebrae; AHB (Associação de Hotéis de Búzios); Associação Comercial de Búzios; Sindicato de Bares e Restaurantes de Búzios e InterTV.

SERVIÇO:

Data: 1, 2, 8 e 9 de julho de 2016

Horário: 20h às 00h

Locais: Orla Bardot, Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias, Espaço Domme e Porto da Barra.

Novidade 2016:

Praça dos Ossos

2,3, 9 e 10 de julho de 2016

Horário: 13h às 19h

Gastronomia, música ao vivo, instalações e recreações



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC