Postagens

Mostrando postagens de Agosto 25, 2019

Wine South America 2019: 45 micro e pequenas vinícolas projetam ampliação de mercado

Imagem
Bento Gonçalves (RS) – Presente em pelo menos 10 estados, a cadeia da uva e do vinho emprega mais de 200 mil pessoas e movimenta cerca de R$ 9 bilhões por ano no Brasil. São mais de 1,1 mil vinícolas do Sul ao Nordeste do país, sendo 90% delas micro e pequenas. É pensando na importância do setor tanto na geração de postos de trabalho, na renda para as famílias e na oportunidade de crescimento de mercado, que o programa Juntos Para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae RS) e o Sebrae SC viabilizarão a participação de 45 vinícolas de micro e pequeno porte na segunda edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho.

De 25 a 27 de setembro, as unidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina levarão ao evento empresas da Serra, Campanha, Costa Doce e Noroeste gaúchos e dos Vales da Uva Goethe e Planaltos Serrano e Norte catarinenses. Com uma área total de mais de 350m², os grupos estarão em estandes coletivos, divididos por estados, valorizando o terroir de cada uma das diferente…

Santa Catarina passa a contar com 13 regiões turísticas oficiais, "Vale dos Imigrantes" é uma delas.

Imagem
Com a criação do Vale dos Imigrantes, no Meio-Oeste catarinense, Santa Catarina passa a contar com 13 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur).

A novidade foi oficializada com a publicação do Mapa do Turismo Brasileiro 2019 nesta segunda-feira, 26, que também formaliza o cadastro de 177 municípios catarinenses no MTur. Criado a partir do desmembramento da antiga região Vale do Contestado, o Vale dos Imigrantes reúne 25 municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina. Já a nova região Caminhos do Contestado reúne quatro municípios que têm sua história ligada à Guerra do Contestado: Itaiópolis, Mafra, Major Vieira e Porto União.


Para integrar o Mapa, os 177 municípios tiveram que atender alguns critérios e compromissos, entre eles a participação em instância de governança regional (IGR), possuir Conselho Municipal de Turismo funcionando e um órgão de turismo em atividade. Além disso, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: …

Santa Catarina inova ao criar Rede de Inteligência do Turismo

Imagem
Santa Catarina passará a contar com uma Rede de Inteligência do Turismo, composta inicialmente pela Fecomércio SC, Fecam e UFSC, em parceria com a Santur. O protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira (14), durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, na 32º Encatho & Exprotel, no CentroSul.

O objetivo da Rede é promover a cooperação entre as entidades do Estado para trabalharem em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, com produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor.
O compartilhamento de dados e conhecimento vai gerar valor para toda a cadeia do turismo, segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “O potencial turístico do Estado é indiscutível, mas faltava sinergia entre os atores ligados à atividade. Quem gera dados e conhecimento precisa estar alinhado àquele que emprega, quem desenvolve política pública tem que saber o que o município necessita p…