Um giro pelo turismo e história de Balneário Camboriú

Vista panorâmica de Balneário Camboriú
Balneário Camboriú é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Faz parte da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado.



Possui, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 108.107 habitantes, sendo o décimo primeiro município mais populoso do estado. Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2.350 habitantes por km². Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100.000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 milhão de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada.

 
O atual prefeito é o empresário Edson Renato Dias, o Periquito (PMDB), cujo mandato termina no ano de 2012. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis. Segundo pesquisas realizadas pela ONU, está entre as 50 cidades brasileiras com maior IDH, ficando na sétima colocação.

 Da História:
A criação do município de Balneário Camboriú ocorreu apenas em 1964, quando se emancipou de Camboriú passando a ter o mesmo nome, mas com o adjetivo "Balneário" incorporado no nome. Os primeiros habitantes da região eram indígenas. A ocupação começou a ocorrer com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa. Em 1848 passou a ser distrito da cidade de Itajaí, chamado de Bairro da Barra com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em 1884 foi desmembrado de Itajaí originando a cidade de Camboriú. 


O povoamento da região teve início em 1758, quando algumas famílias procedentes de Porto Belo se estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde, denominado Barra. Atraídas pela fertilidade do solo e pelo clima, vieram outras famílias de origem alemã, procedente do vale do Itajaí e Blumenau. Em 1836, chegou ao local Tomás Francisco Garcia com sua família e alguns escravos. Daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo era conhecido.

Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se fase de ocupação da região preferida pelos banhistas, e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confluência das avenidas central e atlântica.

Em 1964, o distrito obteve autonomia, passando a município com o topônimo de Balneário de Camboriú, alterado, em 1979, para Balneário Camboriú.

Há duas versões quanto à origem do topônimo Camboriú. Uma de origem popular, devido a uma acentuada curva no rio perto da foz, diz que, quando indagados por alguém à procura de uma pessoa, os moradores dali diziam: "camba o rio", vocábulo muito usado pelos pescadores da região. A segunda versão (e mais aceitável) é a do padre Raulino Reitz: mapas bem antigos assinalam o nome Rio Camboriú antes de haver povoamento de origem Européia na área; o topônimo Camboriú vem do tupi, formado pela aglutinação das palavras: Cambori-u. 

Atualmente, a população é uma mistura de descendentes de portugueses, alemães, italianos e poloneses, em grande maioria e em minoria, japoneses.
Da Cultura O município de Balneário Camboriú tem sua origem cultural na base luso-açoriana. Entre as manifestações locais, estão: Folguedo do Boi-de-Mamão, Cantorias de Terno-de-Reis, tecelagem em tear de pente-liço, cerâmica artesanal ou louçaria de barro, fabricação de farinha de mandioca em engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeira do boi. Na Gastronomia, estão as derivações de pratos a base de frutos do mar e farinha de mandioca, como a sopa de siri, pirão com peixe, tainha escalada (tainha cortada pelo dorso, salgada e seca ao sol, assada na grelha), sopa e bolinho de peixe, sardinha frita, em conserva ou à jato. Essas manifestações ainda são percebidas no Bairro da Barra e nas praias do sul.

Devido à migração de pessoas motivadas pela vida no litoral, a partir da década de 60, houve um significativo aumento demográfico, agregando outras apropriações culturais às manifestações locais, contribuindo para a formação da diversidade cultural da cidade, principalmente na região central.
Complexo Cristo Luz 
Da Economia:
Complexo Turístico Cristo Luz, segundo maior monumento turístico do Brasil, com 33 metros de altura, localizado no alto do Morro da Cruz.

As principais atividades econômicas do município vêm do turismo e da construção civil.

Mais de 100 hotéis, gastronomia variada e de qualidade, comércio forte e prestação de serviços.

A atividade da construção civil, é supervalorizada, com média de R$ 3.000 reais o metro quadrado. A ocupação dá-se por edificações comerciais e residenciais, conta com cerca de 1035 edifícios de classe média e alta. O município conta com cerca de 350 imobiliárias.

Durante o ano a procura por Balneário Camboriú é feita não apenas por brasileiros, mas também por turistas da América Latina, América do Norte e alguns países da Europa.
Teleféricos  do complexo Unipraias
 Entre os equipamentos turísticos, temos na Barra Sul do município, um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e a demais praias da região sul de Balneário Camboriú: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Essas praias são interligadas por uma estrada denominada Linha de Acesso às Praias (LAP), mais conhecida como Interpraias, que se estende até os limites do município de Itapema.

Praia das Laranjeiras
Balneário Camboriú oferece uma boa estrutura de apoio ao turismo, contando com: 
A temperatura da água do mar para esta região de Balneário Camboriú varia de 16°C em média (no inverno) para 24,4°C em média (no verão), sendo que no outono e na primavera ficam em torno dos 21°C Os meses mais quentes, são: Fevereiro e Março são os dois melhores meses para aproveitar a praia.

O clima é considerado ameno e na classificação de Köppen é do Tipo Cfa (mesotérmico úmido com verões quentes). No verão, embora quente, com uma sensação térmica podendo chegar até 40°C, porém sua temperatura dificilmente ultrapassa os 33°C, sendo que a média da temperatura no verão na cidade é de 25°C, já no inverno, o clima muda completamente, grandes massas de ar polar chegam a cidade, deixando o clima na maioria dos dias nublados e a temperatura média não ultrapassa os 14°C, nas madrugadas mais frias, pode ser observado temperaturas entre 0°C a 4°C, a temperatura mais baixa que foi observada na cidade, foi dia 8 de julho de 1975, a temperatura chegou a -2,8°C, sendo a mínima absoluta da cidade, já a temperatura máxima absoluta é de 39,7°C, alcançando este recorde recentemente em fevereiro de 2007.

A média de chuva na cidade é de 1.500 mm, não há uma estação seca, porém, há anos com mais indícios de chuva do que outros, por causa do fenômeno El Niño, os anos que tem a presença deste fenômeno a cidade tem um incide pluviométrico muito superior a média, já os anos que tem o fenômeno La Niña, a cidade tem incides pluviométricos mais reduzidos e em contrapartida, nos anos que há a presença do fenômeno La Niña os invernos são muito mais rigorosos na cidade, podendo ter indícios de geada nas áreas afastadas do centro, e nas partes mais elevadas dos morros.
Vista da praia das Laranjeiras
Grupo de Uruguaios - Desfrutando das belezas do Lugar
Experimentando e degustando nossa Caipirinha

Confira mais informações através do site da secretaria de turismo de Balneário Camboriú
www.secturbc.com.br 
Fotojornalismo de Mariza Ortiz Carvalho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC