Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC

Cavernas atraem turistas em Sombrio (Foto: Plínio Bordin/Divulgação)

Fiéis visitam cavernas da cidade de Sombrio e fazem pedidos. Local fica às margens da BR-101 e atrai devotos e turistas à cidade. 

Há décadas as cavernas de Sombrio, no Sul de Santa Catarina, atraem turistas, movidos pela curiosidade e beleza, e fiéis, que fazem pedidos, pagam promessas e depositam imagens de santos. Há três furnas, a maior delas com 17 metros. Elas ficam às margens da BR-101 e tornaram-se ponto turístico de quem passa pela região.

Segundo moradores, o local já foi abrigo de índios. Depois, tropeiros que traziam gado do Rio Grande do Sul passavam pela cidade e paravam no local para pernoitar. A água que sai das rochas servia de bebida, inclusive para os animais trazidos por eles e as cavernas serviam de abrigo.

Marizete Pereira nasceu em Santa Rosa do Sul, cidade vizinha a Sombrio, e lembra das histórias que o pai contava. "Os tropeiros passaram na década de 40, 50. Atualmente há um espaço reservado na caverna, mas antes era aberto e há quem acredite que o barro que há no lugar é medicinal e cura diversas doenças", conta ela.

Os frequentadores são de todas as idades e é comum ver famílias inteiras no local. Sempre há velas acesas e imagens, seja de santos católicos e até mesmo de outros grupos, como da umbanda. Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio são os mais comuns. Recados trazem nomes de pessoas que agradecem pelas graças recebidas. "As pessoas acreditam que a água é benta, trazem garrafas e levam para casa", diz Batista, marido de Marizete.

Se as histórias contadas são reais, nem Marizete nem Batista sabem, o certo é que a peregrinação continua e há novas velas, imagens e recados todos os dias.

O que: Furnas
Onde: Sombrio, no Sul de Santa Catarina. Caminho é feito pela BR-101.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina