Postagens

Mostrando postagens de Abril 24, 2011

O que tem haver vinhos, cultura e turismo?

Imagem
O vinho carrega consigo tradição milenar e com ele um legado, uma história de um lugar. Quando tomamos vinho olhamos no rótulo a procedência, safra, vinícola, região.  Aguça a vontade e a curiosidade de saber sua origem. E tudo isso está na informação que traz o rotulo, indicando o produto, lugar, época, ano e origem. Vinhos produzidos artesanalmente, vinhos industrializados e assim por diante. Mas aqui estou pontuando mais que isso! O carinho e o cuidado, o processo de elaboração com história e tradição.  Algumas bodegas tipicamente familiares, e isso vêm a ser determinante na escolha.  Um bom apreciador conhece a finco do que se trata. O vinho é gerador de entradas e divisas, promove e alavanca a economia apontando um leque de oportunidades para Importadores e exportadores. E esta economia também se vê no turismo. Turismo de eventos, Turismo de pesquisa, turismo rural, turismo gastronômico. Quem não gostaria de conhecer um vinhedo, uma cultura diferente, vivenciar uma experiência única…

AEP com oito empresas portuguesas na maior feira de vinhos da América Latina

Imagem

Mostra de vinhos portugueses em Florianópolis

Imagem
A convite da AEP- Associação Empresarial de Portugal, pude conferir e  degustar os excelentes vinhos  e produtos das diferentes regiões de Portugal. O Evento foi realizado no Hotel Sofitel, cidade de Florianópolis-SC, no dia 29 de Abril de 2011 dessa sexta feira passada, com horário das 15 as 19 h. O Evento contou com o apoio e organização da AEP - Associação associação Empresarial de Portugal.
Edição Turismo daqui para o mundo

Ações para recuperar pontos turísticos

Secretaria de Turismo da capital já mapeou praças, mirantes e outros espaços que precisam de restauração
A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis planeja uma série de melhorias e revitalizações dos pontos turísticos da cidade. A primeira etapa das ações, um levantamento fotográfico de praças, mirantes e outros pontos, já foram concluídos. Agora, de acordo com o secretário adjunto, Carlos Alberto Pereira da Silva, será verificado a situação de cada patrimônio municipal do ponto de vista legal.
“Muitas praças e espaços públicos estão cedidos a permissionários e parceiros, e caberá a eles cuidar da limpeza e conservação”, revela Silva. Um desses pontos é o Mirante do Morro da Cruz que, segundo ele, vem sofrendo uma revitalização. “O espaço já está sendo limpo e, quanto ao restaurante abandonado, estamos desapropriando o antigo permissionário e procurando um novo parceiro”.
A expectativa é que a cidade fique mais organizada e limpa para receber turistas e atender…

Santa Catarina receberá mais um prêmio pelo turismo

Imagem
Santa Catarina recebe mais um título no cenário turístico brasileiro. O Estado foi escolhido como melhor destino turístico nacional pela revista Brasil Travel News, publicação com tiragem mensal de 45 mil exemplares. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, recebeu o premio na cidade de São Paulo.

Há 26 anos a publicação entrega o prêmio “Os Dez Mais do Turismo”, no qual são premiadas empresas e pessoas que se destacaram no setor de turismo durante o ano de 2010. O júri, formado por personalidades do setor e por jornalistas, avalia desempenho comercial, capacidade de inovação, criatividade e sucesso nas realizações.

A revista Brasil Travel News, distribuída no Brasil e presente nas principais feiras e eventos de turismo do mundo, é focada em destinos nacionais e internacionais, turismo de lazer e de negócios, automobilismo e variedades.
Edição Turismo daqui para o mundo



Vinhos na América do Sul - Conhecendo um pouquinho mais

Imagem
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, em todos estes países temos produção de vinho . Primeiramente falaremos dos vinhos criados na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, deixamos de lado no momento os demais países pelo fato de que a produção de vinho não tem a qualidade e a expressão destes quatro, isto não determina que em alguma safra em determinado momento o Peru, a Venezuela ou algum outro não obtenham um vinho digno de prêmios. Porém a realidade puramente geográfica faz com que as uvas viníferas nestes países não tenham a melhor evolução para dar vinhos melhores, as uvas utilizadas na elaboração de vinhos não se adaptam a temperaturas extremas, a invernos muito frios ou a verões muito quentes.
Para que o ciclo natural se cumpra, a parreira terá de ter temperaturas baixas no inverno que progressivamente aumentem durante seu ciclo vegetativo acompanhada de boa insolação.
O ciclo da videira, Hibernação, Floração e Frut…

A Cultura do vinho, a herança do cultivo, apreciação e sua diversidade

Imagem
Como um símbolo cultural o papel do vinho tem evoluído ao longo dos tempos, mudando de uma importante fonte de nutrição para um complemento cultural da comida e do convívio, compatível com um estilo de vida saudável. A arte da viticultura também evoluiu, mas um princípio que não mudou é a tradição do vinho tende a estar associada à gastronomia, história, produtos locais de qualidade e ambientes sociais.
A apreciação cultural de forma geral de vinhos, reflete a diversidade das experiências e hábitos culinários no mundo. O através do vinho como parte da identidade cultural da cada região, é que de identifica hábitos e costumes da comunidade, da etnia e de um lugar.
Promover o consumo moderado também faz parte desse hábito, dessa cultura. Portanto deixe seu coração mais feliz e desfrute da companhia de uma boa taça de vinho entre família e amigos.


Edição Turismo daqui para o mundo

Conhecendo a história do vinho

Imagem
O vinho evoluiu como parte da vida, cultura e dieta européias desde tempos memoriais. A produção de vinho emergiu na Europa com a expansão do Império Romano pelo Mediterrâneo, quando muitas das principais regiões de produção que ainda hoje existem foram estabelecidas. Mesmo nessa altura a produção de vinho era uma lavoura específica que promovia o desenvolvimento de diferentes variedades de uvas e técnicas de cultivo. Os barris para armazenamento e transporte emergiram, foram usadas garrafas pela primeira vez, e até se desenvolveu um sistema rudimentar de designações à medida que algumas regiões ganharam reputação devido aos bons vinhos. À medida que a produção de vinho se tornou progressivamente mais refinada a sua popularidade aumentou, e as tabernas de vinho tornaram-se numa característica comum nas cidades por todo o Império. 

A cultura de vinho na Europa data de antes dos Romanos: na Grécia antiga, o vinho era apreciado pelos poetas, historiadores e artista…

TAP promove workshop com destinos europeus em São Paulo

Imagem
A companhia aérea TAP promove em abril o Workshop TAP Europe 2011 na Fecomércio,em São Paulo. 
O evento, que será realizado pela primeira vez, é voltado para os 
profissionais de turismo e consumidores com objetivo principal de promover o 
relacionamento e venda dos principais destinos europeus. 
Ao todo, serão dois dias de workshop: 29 de abril (voltado para os agentes e operadores de 
turismo) e 30 de abril (aberto ao público final), com oportunidade para conhecer os 
destinos europeus e ter acesso a ofertas e preços exclusivos. Estima-se que 500 
profissionais devam participar do evento nos dois dias. 
De acordo com o diretor-geral da TAP para América Latina, Mário Carvalho, o Workshop 
TAP Europe 2011 tem um conceito inovador. “O cliente final também poderá participar e 
conhecer as rotas e ofertas das empresas privadas, bem como avaliar promoções únicas de 
viagem e comprar pacotes com preços exclusivos”. 
A TAP é a companhia que mais voa do Brasil para a Europa. São dez cidade…

VINIS TERRAE promueve la internacionalización de las medianas y pequeñas bodegas

Imagem
La cuarta edición del Salón del Vino y Licores Gallegos de Calidad acogerá un curso sobre la elaboración de cartas de vinos para restaurantes impartido por la Asociación de Sumilleres Gallaecia
Ourense, 25/04/11.-VINIS TERRAE, Salón del Vino y Licores Gallegos de Calidad, presentará ante importadores de una quincena de países y profesionales de la distribución y hostelería de toda España las nuevas cosechas de las bodegas gallegas adscritas a las denominaciones de origen de la comunidad (Ribeiro, Ribeira Sacra, Monterrei, Valdeorras, Rías Baixas y Augardentes e Licores Tradicionais de Galicia). Los 5.000 metros cuadrados de superficie del salón acogerán a 70 expositores. De carácter exclusivamente profesional, la cuarta edición tendrá lugar en Expourense los días 27 y 28 de abril.
VINIS TERRAE se convierte en la feria del sector vinícola con mayor proporción de importadores y distribuidores por bodega, teniendo ya cada una de ellas una agenda de trabajo con 15 citas de negocios importad…

A páscoa em Balneário Camboriú

Imagem
Dia de páscoa no município de Balneário Camboriú.  As praças e  praias contaram com a presença de muitas  famílias, que escolheram Balneário Camboriú para passar o feriado da semana santa.















A decoração esteve ao gosto de varias crianças que por mágica, envolviam-se na atmosfera contagiosa e alegre dos bonecos e coelhos. Uma pose aqui outra lá, fazia a festa de quem passava por ali.







Por Mariza Ortiz carvalho

Complexo Cristo Luz em Balneário Camboriú

Imagem
Por Mariza Ortiz Carvalho

Atração de destaque em Balneário Camboriú, e no território nacional, o Cristo Luz atrai anualmente milhares de visitantes do Brasil e do exterior e busca de diversão, de panorâmica inesquecível e para observar de perto o imponente monumento artesanal e o espetáculo de cores e de luzes diário no céu da cidade.
Funcionamento: Maio, Junho, Agosto e Setembro: quarta a sábado, das 16h às 24h. Aos domingos, das 10h às 24h. Outubro a Abril: Diariamente das 10h às 24h. Capacidade: 2500 pessoas
Confira algumas fotos:



DADOS do COMPLEXO TURÍSTICO CRISTO LUz Endereço: Rua Indonésia, 800 Cidade: Balneário Camboriú - SC CEP:

Um giro pelo turismo e história de Balneário Camboriú

Imagem
Balneário Camboriú é um municípiobrasileiro do estado de Santa Catarina. Faz parte da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado.



Possui, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 108.107 habitantes, sendo o décimo primeiro município mais populoso do estado. Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2.350 habitantes por km². Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100.000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 milhão de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada.

O atual prefeito é o empresário Edson Renato Dias, o Periquito (PMDB), cujo mandato termina no ano de 2012. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis. Segundo pesquisas realizadas pela ONU, está entre as 50 cidad…