Vinhos na América do Sul - Conhecendo um pouquinho mais


Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, em todos estes países temos produção de vinho .
Primeiramente falaremos dos vinhos criados na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, deixamos de lado no momento os demais países pelo fato de que a produção de vinho não tem a qualidade e a expressão destes quatro, isto não determina que em alguma safra em determinado momento o Peru, a Venezuela ou algum outro não obtenham um vinho digno de prêmios.
Porém a realidade puramente geográfica faz com que as uvas viníferas nestes países
não tenham a melhor evolução para dar vinhos melhores, as uvas utilizadas na elaboração de vinhos não se adaptam a temperaturas extremas, a invernos muito frios ou a verões muito quentes.

Para que o ciclo natural se cumpra, a parreira terá de ter temperaturas baixas no inverno que progressivamente aumentem durante seu ciclo vegetativo acompanhada de boa insolação.

O ciclo da videira, Hibernação, Floração e Frutificação estão notavelmente favorecidas no Hemisfério Sul entre os paralelos 30º e 45º no qual, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai se encontram entre outros países como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

No hemisfério Norte a faixa está entre os paralelos 50º e 30º .
Apesar do chavão " gosto não se discute" sei que já alguma pessoa tomou um vinho da Guiana e o achou excelente e teve um belo momento com ele.
Lembremos a região produtora ás margens do rio São Francisco no Nordeste Brasileiro e outras regiões do mundo bem afastadas dos paralelos citados que a cada dia evoluem mais, confirmando as exceções, geralmente com vinhos leves e curtos que nos bons casos deixam uma sensação agradável na boca para muitos .


Não basta só estar entre os paralelos 30º e 45º, fatores como o solo ( Terroir) o índice pluvial o índice de umidade e a insolação, são determinantes para que a casta de uva plantada se desenvolva bem ou não. 


Por exemplo, se justo na fase final da Frutificação que se da no verão por aqui, chover, a fruta absorverá a água e com isso perderá concentração de açúcar e assim na fermentação perderá o teor alcoólico mínimo para ser comercializado.
A escolha da uva e o pedaço de terra a ser cultivada é fundamental.

Edição Turismo daqui para o mundo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC