Imbituba, - A beleza que vem de suas praias

Imbituba está situada no litoral sul do Estado de Santa Catarina, na região dos lagos catarinenses, distante 90 km da capital Florianópolis, entre os paralelos 28º06’ e 28º20’ de latitude sul e entre os meridianos 48º39’ e 48º45’ de longitude oeste. Imbituba conta com uma população de 38.141 onde 90% vivem na zona urbana.

De natureza privilegiada, estende-se ao longo de extensa restinga entre o mar, a lagoa da Ibiraquera e a do Mirim e os contrafortes da Serra do Mar, com 182 km² de território, fazendo limites com Paulo Lopes e Garopaba ao norte, Laguna ao sul, Imaruí a oeste e o Oceano Atlântico a leste.

Conta com 33 quilômetros de praias tranqüilas e as melhores ondas do Brasil para a prática de surf e outros esportes náuticos. Imbituba é sede oficial do Mundial de Surf nos últimos três anos na América do Sul. A cidade é berçário natural da Baleia Franca.

Do Turismo

Imbituba conta com acervos turísticos de destaque no Brasil e na América do Sul, constituído por recantos naturais compostos por praias, rios, lagoas, dunas, ilhas e boa porção de mata atlântica nativa. Algumas de suas praias são conhecidas internacionalmente, como a Praia da Vila e a praia do Rosa.
Destaca-se ainda a prática de diversas modalidades esportivas e eventos, como campeonatos nacionais e internacionais de surf, além de Kate surf, Wind surf, corridas de bug, voleibol e futebol.

Outro destaque é o Museu da Baleia construído no antigo Barracão da Baleia tombado por Decreto Municipal em 1998. O Museu conta com equipamentos e instrumentos utilizados na caça da Baleia e resgata parte da história de Imbituba na época em que havia sua pesca. É o primeiro do gênero na América Latina, recebendo turistas e pesquisadores do mundo inteiro.

Além do museu, o turismo de observação da Baleia Franca é uma importante opção para os turistas no inverno no município de Imbituba e de outras cidades do litoral sul catarinense, trazendo benefícios para estas e para as suas comunidades que colaboram com a preservação da espécie, além de gerar cerca de um bilhão de dólares por ano atualmente a nível mundial com o PROJETO BALEIA FRANCA, 2009).
Foto/divulgação
Encante-se com as belezas do município, conhecendo as principais rotas turísticas.
Em todas as nove praias da região, existem trilhas para caminhadas em diversos níveis de dificuldade. Um visual único da natureza que mistura dunas, pedras, mar e montanhas.

Das caminhadas na areia beira mar, existem as trilhas sobre os morros junto à mata nativa, onde se pode observar o belíssimo recorte das praias e, dependendo da altura, até mesmo a curva do horizonte no oceano Atlântico.

Em algumas das praias, como no costão do Rosa Norte, existem caminhos especialmente desenvolvidos com trapiches para passeios.

Do porto

Em 1870, foram descobertas jazidas de carvão no sul de Santa Catarina, nas vertentes do rio Tubarão. Estudos realizados na época apontavam Imbituba como o local ideal para a construção de um porto para a movimentação desse minério.

Ao mesmo tempo, foi iniciada a construção da estrada de ferro Dona Tereza Cristina que ligaria o Porto - ainda inexistente - às minas de carvão. Mas as obras de construção do Porto só se efetivaram mesmo a partir de 1919, com o pioneirismo do empresário carioca Henrique Lage.

A obra foi iniciada com a construção do molhe de proteção, dos escritórios e dos armazéns. Na época, Henrique Lage obteve ajuda do Engº. Álvaro Monteiro de Barros Catão, então Diretor da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.

Este iniciou um processo de modernização das instalações para embarque mecanizado de carvão.

Da infraestutura turística


Imbituba conta com vários hotéis, pousadas e outras formas de hospedagem alternativa. A rede gastronômica serve de churrasco a frutos-do-mar e o comércio é tão atraente que muitos turistas vêm de outros estados comprar mercadorias para revender em suas cidades.

Das Festas
Vale conferir as festas do calendário turístico, em especial a Festa do Camarão e o Festival de Verão, em janeiro; a Semana do Município, em junho, o Campeonato Mundial de Surfe (WCT), em julho, e o Zimba Moto Praia, um encontro de motos que acontece em novembro.

Destaque

A Praia do Rosa, classificada como uma das baías mais belas do mundo é conhecida como o Paraíso dos Surfistas, diz-se que suas ondas só perdem para as de Fernando de Noronha. A Praia da Vila é também o palco da elite do surfe. Em 2007 a praia tornou-se sede oficial do Campeonato Mundial de Surfe (WCT).

Para os amantes do Wind surf e da vela, a Lagoa de Ibiraquera é um bom endereço. Além disso, de maio a novembro o mar de Imbituba é maternidade das baleias-francas, que vêm às águas catarinenses para parir e amamentar seus filhotes.

Privilegiada com um litoral recortado, com águas transparentes e pontilhado por promontórios, Imbituba é um excelente lugar para observar esses gigantes marinhos.

Fotos divulgação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC