Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 1, 2012

Guiando e Florianopolitando pela Ilha da Magia

Imagem
Santo Antônio de Lisboa berço da colonização açoriana, a maior riqueza do bairro, é sua herança cultural açoriana que expressa principalmente em seu casario, e em sua arquitetura. Na pavimentação das estreitas ruas, nos hábitos e costumes dos moradores nativos, e através das lendas e histórias de bruxas, contadas pelos antigos do lugar. Nessas vielas, segundo consta na crônica de Franklin Cascais, jornalista e pesquisador das lendas e crendices da ilha, o calçamento é do tipo “pé de moleque”, feito de pedras irregulares, geometricamente arranjadas. Vem a ser a primeira rua calçada construída no ano de 1846. Ainda existe em Santo Antonio de Lisboa, a pavimentação das ruas feitas para receber a visita do Imperador na metade do século XVI quando se hospedou por breve tempo num casarão daquela freguesia. O casarão não existe mais, porem o calçamento das ruas ainda é uma atração histórica. Pode-se ainda admirar em Santo Antonio outros casarios de até 200 anos atrás, a Casa Açoriana de artes …

Guiando e Florianopolitando pela Ilha da Magia

Imagem
Conta a tradição oral que em Canasvieiras havia extensas plantações de cana de açúcar de certo senhor chamado Vieira, morador daquela localidade e de onde se originou o nome de Canasvierias. Além da cana de açúcar, ali também eram cultivados mandioca, feijão, algodão, milho e café. A partir de 1780, Canasvieiras foi o principal núcleo de cultivo do linho cânhamo de toda a Ilha.
Canasvieiras está ligada ao episodio da invasão espanhola em 1777. O desembarque dos espanhóis ocorreu nessa região; Dali marcharam pela praia rumo ao Forte São José da Ponta Grossa sob olhares curiosos do povo. Assim teve inicio o curto período em que a Ilha esteve sob domínio da coroa hispânica. Canasvieiras é o balneário mais antigo da Ilha de Santa Catarina, Hoje, é uma das praias de Florianópolis de melhor infraestrutura e de maior opção de lazer. Atrai muitos turistas, principalmente sul- americanos. Durante o verão, e na baixa temporada tem vida própria, com grande população fixa, comércio e lazer. Suas águ…