Guiando e Florianopolitando pela Ilha da Magia

Santo Antônio de Lisboa berço da colonização açoriana, a maior riqueza do bairro, é sua herança cultural açoriana que expressa principalmente em seu casario, e em sua arquitetura. Na pavimentação das estreitas ruas, nos hábitos e costumes dos moradores nativos, e através das lendas e histórias de bruxas, contadas pelos antigos do lugar.
Nessas vielas, segundo consta na crônica de Franklin Cascais, jornalista e pesquisador das lendas e crendices da ilha, o calçamento é do tipo “pé de moleque”, feito de pedras irregulares, geometricamente arranjadas. Vem a ser a primeira rua calçada construída no ano de 1846. Ainda existe em Santo Antonio de Lisboa, a pavimentação das ruas feitas para receber a visita do Imperador na metade do século XVI quando se hospedou por breve tempo num casarão daquela freguesia. O casarão não existe mais, porem o calçamento das ruas ainda é uma atração histórica.
Pode-se ainda admirar em Santo Antonio outros casarios de até 200 anos atrás, a Casa Açoriana de artes e Tramóias, um centro cultural e a galeria de artes que expõem e comercializam obras de artesanatos dos artistas  ilhéus.
Um dos principais pontos do patrimônio histórico é a Igreja Nossa Senhora das Necessidades. Construída em 1750. Hoje Santo Antonio de Lisboa é referencia gastronômica, voltada para os frutos do mar, ostras, mariscos, camarões e peixes. Tudo isso pescado ou cultivado ali mesmo na localidade.

Muitos restaurantes e bares servem estas iguarias na beira da praia em baixo das arvores, tendo como pano de fundo uma vista maravilhosa para a Bahia Norte onde no horizonte se vê a ponte distante à ponte Hercílio Luz. Santo Antonio de Lisboa tem um dos mais lindos por do sol da cidade.

O nome dessa localidade surgiu em homenagem a Santo Antonio deli Lisboa; Região conhecida até a metade do século XVX com o nome de Rerituba. A comunidade situa-se a 15 quilômetros de Florianópolis.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC