Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 18, 2015

Evento reúne autoridades e entidades para discutir turismo de cruzeiros em Santa Catarina

Imagem
O turismo de cruzeiros em Santa Catarina foi pauta de uma reunião de trabalho nesta sexta-feira, 23, em Florianópolis. O evento reuniu representantes do governo federal, estadual e dos municípios de Itajaí, Imbituba, Porto Belo, Florianópolis e São Francisco do Sul, as entidades Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), além do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Durante o encontro, foram apresentadas as demandas dos municípios que recebem navios de cruzeiro. Em São Francisco do Sul, por exemplo, a principal necessidade é a conclusão do terminal turístico para separar a chegada de visitantes do terminal de cargas. Outro caso amplamente discutido durante a reunião foi o de Porto Belo, onde existe a urgência de resolver os processos alfandegários na própria cidade – o que prejudica a chegada de embarcações internacionais. Por outro lado, a Abremar apresentou as…

Entrada de Turistas Sul - Americanos cresce três vezes acima da média

Nos últimos quatro anos em que há dados consolidados sobre a entrada de visitantes estrangeiros, o fluxo de turistas sul-americanos no Brasil cresceu bem acima da média. Em 2009, cerca de 2 milhões de sul-americanos vieram ao Brasil. Em 2013, esse número saltou para 2,936 milhões, conforme dados do Ministério do Turismo.
O ingresso geral de estrangeiros no Brasil cresceu 12% no quadriênio 2003-2013. Já o número de visitantes sul-americanos teve aumento de 40%: um resultado três vezes acima da média. Com esse crescimento, o volume de turistas sul-americanos passou a representar mais da metade dos estrangeiros que visitam o país.
“Em regra, o turismo transfronteiriço é inter-regional. Estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta que 80% das pessoas que viajam a outro país procuram destinos em sua própria região”, lembra o presidente da Embratur, Vicente Neto. “Até pouco tempo, o Brasil representava um ponto fora da curva desse gráfico mundial”.
Novo posicionamento
O presidente …

ABRAJET ELEGE NOVA DIRETORIA

Imagem
O Jornalista Evandro Novak, Diretor/Editor da TV Bom Dia SC, de Joaçaba e Diretor da ABRAJET/SC, na região Oeste, é o novo presidente a seccional de Santa Catarina da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Ele foi eleito por aclamação, em Assembléia Geral da entidade, na manhã desta segunda-feira,19, no salão nobre do Sindicato das Industrias de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, no Centro de Florianópolis.

Antes da votação, o então presidente da Abrajet/SC, Alberto Gonçalves de Souza fez um relato sobre o Congresso Nacional da entidade, realizada em maio de 2014, em João Pessoa-PA, que elegeu a jornalista paulistana, Mirian Petrone. Disse que foi um processo difícil, do qual participou de peito aberto, sem o mínimo apoio logístico e com nenhuma estrutura, "ao contrário do que tinha a minha adversária. Foi uma autêntica campanha eleitoral, com tudo a que tinha direito, principalmente o fator financeiro. Pude apenas contar com alguns bravos companheiros de Sa…

Abrajet-SC com nova presidência, Evandro Novak assume

Imagem
Na manhã da segunda - feira- 19/01/2015 Evandro Novak, jornalista do TV Bom Dia Santa Catarina de Joaçaba, assume a presidência da Abrajet-SC no exercício de 2015 / 2017.