RS e Argentina se unem pela Rota dos Jesuítas que será formalizada durante o FESTURIS

O ministro argentino do Turismo, Gustavo Santos, confirmou que irá ao Rio Grande do Sul, participar do Festival do Turismo de Gramado, que ocorre entre os dias 3 e 6 de novembro. A confirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (17), durante encontro com do governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori.

O secretário da Cultura e interino de Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, afirmou a intenção de trabalhar de forma integrada com a Argentina o turismo na Rota dos Jesuítas, partindo do patrimônio cultural das Missões. “A ideia é trabalhar em conjunto para formatar e vender o produto para o mercado internacional, agregando valor e renda aos países”, afirmou Victor Hugo. A parceria deve ser apresentada oficialmente durante a realização da feira em Gramado.

Em paralelo à agenda no Ministério do Turismo, mais reuniões ocorreram em outros locais. Parte da comitiva esteve com o secretário de Planejamento do Transporte do Ministério dos Transportes, Gérmán Bussi, para tratar de temas ligados à infraestrutura regional. Já os empresários que integram a missão, encontraram o gerente geral da Câmara de Importadores da República da Argentina (Cira). Na Embaixada do Brasil, ocorreu o encontro de universidades gaúchas e argentinas.

Cultura
Na terça-feira (16), Victor Hugo reuniu-se com a diretora Nacional de Cooperação Internacional do Ministério da Cultura, Beatriz Lezica. De acordo com o secretário, os objetivos da gestão Macri para a área são convergentes com as da gestão Sartori. “Já alinhamos caminhos para cooperação. O primeiro é o da indústria criativa da cultura, já que os argentinos também têm interesse de trabalhar o setor sobre este viés econômico”, relatou.

O secretário falou que o Rio Grande do Sul está implantando a primeira incubadora pública de cultura criativa do Brasil, um convênio entre o governo federal e o estadual, que funcionará na Casa de Cultura Mario Quintana. “No que avançarmos no processo de implantação, nós poderemos intercambiar de forma recíproca os conhecimentos desta área”, afirmou.

Victor Hugo também apresentou a proposta formal do governo para a instituição da Semana Cultural da Argentina no RS e vice-versa, a exemplo do que já existe com o Uruguai. Na mostra anual os dois parceiros têm a oportunidade de mostrar a produção cultural contemporânea.

FESTURIS GRAMADO – A Feira Internacional de Turismo, é organizado pela empresa gramadense Rossi & Zorzanello (detentora da marca), e terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano.

O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Mais informações no site: www.festurisgramado.com.

Em vídeo o secretário da Cultura e interino de Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, fala sobre a parceria: https://www.youtube.com/watch?v=M68fezHsv1M

Legenda:
Governador José Ivo Sartori e o secretário estadual da Cultura e interino do Turismo, Victor Hugo, participaram, nesta quarta-feira (17), de audiência com o Ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos. Em pauta, a integração na área turística, no intuito de desburocratizar e integrar o trade sulamericano. O ministro Santos viaja ao Brasil amanhã.

Comentários

Postagens mais visitadas