Jornalistas de sete países visitam Balneário Camboriú e região




Numa iniciativa dos secretários municipais de Turismo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu, subsidiada pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar - CITMAR, a região de Balneário Camboriú recebe, desde o dia 15 e até o domingo, 21, uma comitiva de 25 jornalistas e 11 operadores de turismo, vindos de sete países da América Latina e Europa, pertencentes à Visión, Associação Internacional de Jornalistas e Escritores Latinos de Turismo. A visita, que acontece com o objetivo de consolidação de parcerias e integração do turismo, chegou nesta quinta (18) em Balneário Camboriú, onde os profissionais conheceram o Parque Unipraias, realizaram passeio no Barco Pirata e também participam de um seminário sobre comunicação e turismo na Univali - Universidade do Vale do Itajaí. Nesta sexta-feira (19), eles conhecerão o Cristo Luz, onde se encontrarão com o Colegiado da Amfri.


A programação na região é extensa e está agradando aos jornalistas. Eles já passaram por Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Camboriú, Luís Alves, e de Balneário Camboriú seguem para Penha, onde estarão em várias localidades e atrações - entre elas o Beto Carrero World-, Ilhota, Itajaí, Navegantes e estudam ainda a possibilidade de visitar Florianópolis. Em Balneário Camboriú, o passeio desta quinta-feira iniciou logo cedo, por volta das 8 horas, seguiu do Portal de Informações Turísticas (PIT) para a Avenida Brasil, ao passeio de escuna na Barra Sul, Praia de Laranjeiras e retornou à Praia Central através do Parque Unipraias Camboriú. No Unipraias, a maioria deles conheceu o equipamento turístico que tem feito sucesso entre os amantes da adrenalina, o trenó de montanha Youhooo!. Também fizeram as trilhas ecológicas do parque, no Morro da Aguada, e retornaram à Barra Sul pelo Bondinho Aéreo.

O grupo almoçou com o secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco e sua assessoria, e na sequência participou de um "city tour" pelo centro de Balneário Camboriú. Na noite desta quinta-feira, os profissionais de jornalismo turístico participam do IV Seminário de Comunicação e Turismo promovido pela Víson, Consórcio Costa Verde & Mar e Univali, no Bairro dos Municípios.

Mariza Ortiz Carvalho, sócia-fundadora da associação Vísion e escritora do blog de informações www.jornalismodeturismo.blogspot.com, explica que em cada região onde o grupo passa é discutido o potencial turístico do local visitado. Os dados são coletados e levados a seminários, onde é feita a divulgação de destinos. Em Balneário Camboriú, por exemplo, o grupo expõe as potencialidades do turismo da Costa Rica, da Argentina, do Uruguai, entre outros. "Quando estivermos fora do Brasil, estaremos divulgando o turismo brasileiro. O que descobrimos em Balneário, levaremos para outros países", exemplifica Mariza, revelando a importância do trabalho desses jornalistas associados para o turismo nacional e internacional.

O presidente da Vísion, Júlio César Debali Infante, do Uruguai e diretor da revista Viajes & Turismo, se diz um admirador de Santa Catarina. "Eu já havia estado aqui no ano passado e surgiu a idéia de fazer um programa de viagem aqui na região. A idéia foi ótima", analisa. Seu irmão, Geraldo Infante, jornalista do Diário Regional de Piriápolis, no Uruguai, esteve pela primeira vez em Balneário Camboriú nesta visita. "Está sendo espetacular ver como conseguem conciliar a natureza com a tecnologia no turismo", cita ele, elogiando o Parque Unipraias, sua limpeza, segurança, atendimento e organização. "Assim que eu mostrar as fotos em casa, com certeza vou ser intimado a trazer toda a família para conhecer Balneário Camboriú e região", expõe.

Alícia de Villagrán e seu marido, Júlio Villagrán, presidente da Associação de Jornalistas de Turismo de Guayaquil, no Equador, ficaram "maravilhados"com o passeio. "Estou fascinada. Esse país é uma maravilha. O que mais me chama a atenção é a segurança que temos ao andar nas ruas, principalmente aqui em Balneário Camboriú, um lugar tão procurado pelos turistas. Isso é um benefício para o turista e aqui as pessoas são exageradamente prestativas", caracteriza Alícia, complementando que conhecer o Unipraias foi uma "experiência única".

Estiveram em Balneário Camboriú cinco profissionais do Equador, seis da Argentina, um do Chile, quatro da Itália (dois deles russos); um da Costa Rica e oito do Uruguai, além de uma palestrante do Brasil, a jornalista Mariza e os operadores de turismo.



Prefeitura de Balneário Camboriú

Secretaria de Turismo e Des. Econômico

Assessoria de Imprensa

Texto e fotos: Silvia Bomm (3930-JP/PR)

Mais fotos em www.balneariocamboriu.sc.gov.br

(47) 3367-8122

www.secturbc.com.br

imprensa@secturbc.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC