Roteiros integrados Uruguai - Departamento de Rocha

No Uruguai no Departamento de Rocha onde sua capital é a cidade de Rocha com uma superfície de 10.547 km² situada na zona leste e fazendo limite com o Brasil que divide a cidade do Chuí (Chuy em espanhol) por uma rua. Os País Hermano Brasil e Uruguai dividem seu território exatamente no estado do Rio Grande do Sul. Representando um mercado comercial binacional. Contam também com Parque ecológico, cassinos e zona franca situado na fronteira com o Brasil e Uruguai. Seu litoral está cheio de navios que naufragaram nesta localidade do litoral Uruguaio, misturam trechos de formações rochosas e tem como atrativo o forte Santa Tereza um dos seus potenciais turísticos mais visitados. Contam com o acompanhamento guiado pela fortificação e pelo jardim botânico que é espetacular e que vale a pena conhecer.
                                                                 LA PALOMA




É um belo balneário marítimo, localizada no Cabo de Santa Maria, fundada em primeiro de setembro de 1874 . Está no Departamento de Rocha, região leste do país. é uma das estâncias balneares mais visitadas pelos turistas no verão distanciada a 200 km de Montevidéu. Um dos maiores balneário do estado de Rocha. Ultimamente está em fase de crescimento e espera-se que seja considerado daqui a alguns anos o mais importante do Uruguai. A cada ano que passa duplica o numero de turistas, principalmente estrangeiros, que vêem visitar essa excelente praia. Por ser considerada uma zona de naufrágios, em 1874 foi construído o Farol de La Paloma, junto à praia de Cabo Santa Maria. É possível subir até o topo do farol, de onde se obtêm uma das melhores imagens panorâmicas do lugar. 

Possui excelentes praias para surfistas, praia de pescadores ou para quem quer apenas admirar o visual. Sua rede de restaurantes de peixes e frutos do mar é conhecida mundialmente. Conta com um porto e onde se pode prestigiar um por de sol maravilhoso. De infra - estrutura conta com uma rede de hotéis muito bem localizada, recomendo aqui o hotel Porto Bello com um café da manhã tipicamente Uruguaio. Conta com serviços de restaurantes, cyber café e muito descanso. Sua demanda turística é forte no verão nos meses de Janeiro e fevereiro.Bem próximo de aí a nove km está La Pedrera, um lugar bonito, acolhedor e tranqüilo que está localizado as margens de uma faixa rochosa sobre o litoral atlântico Uruguaio. Por causa da falésia, muitos dizem que La Pedrera é como um bonito balcão para o mar, também é um lugar para esquecer os relógios e vestir-se simplesmente e andar pelas ruas contemplando o melhor que oferece a natureza neste lugar mágico e muito bonito. 
                                                                CABO POLONIO



Um lugar diferente: localizado no departamento de Rocha. Próximo a sua costa, localizam-se três pequenas ilhas que servem de morada para os Lobos Marinhos, La Rosa, La Encantada e el Islote.

O nome da cidade vem de um galeão espanhol que naufragou na região por volta de 1735.Cabo Polônio possui uma paisagem singular, com enormes dunas ao redor da cidade. Os argentinos são os principais turistas da cidade, embora o turismo interno e de outros países também seja significativo.

A população fixada é pequena, formada principalmente por pescadores, artesãos e funcionários do farol. Contam com 70 residentes fixos. Em Cabo Polônio não há rede elétrica. Porém, muitos estabelecimentos possuem gerador próprio. Isso não impede que durante a noite seja quase impossível localizar-se. Durante a alta temporada, Cabo Polônio conta com alguns restaurantes, pousadas e casas para alugar. 

Dunas enormes, fauna muito particular, um visual típico do agreste e praticamente inacessível fazem de Cabo Polônio uma praia para aqueles que buscam apenas o sol e o mar, ficando longe do barulho das grandes cidades. O acesso ao povoado é feito com veículos do exercito, tipo caminhões de safári, com a capacidade para 40 passageiros e com saídas de 30 em 30 minutos por 7 km .Uma comunidade que é totalmente típica e pitoresca. Contam com uma escola na localidade e seu maior atrativo é a contemplação dos Lobos Marinhos que ali habitam bem próximo a comunidade e o farol do Cabo Polônio. Um lugar mágico,que está longe das grandes civilizações e que nos convida a conhecer e entrar em sintonia nesse universo longínquo das grandes metrópolis. Um lugar para interagir com a natureza. Solitários pesquisadores, a quem goste de refugiar-se para escrever ali está o cenário, existente de silêncio necessário juntamente com o farol e o Lobos Marinhos. Maravilhoso lugar.
                                             
                                                       FORTE DE SANTA TERESA




Localizado na atual cidade de Castillos, Departamento de Rocha, no Uruguai. Possui como principal atração o Forte de Santa Teresa, um dos parques mais famosos do Uruguai. O Forte é uma construção militar iniciada pelos portugueses em 1762 para defender o limite territorial português na luta contra a Espanha. Hoje abriga um museu militar bem completo. Além disso, possui um parque com todo tipo de fauna e flora, praias para todos os gostos. Considerada a mais expressiva do país, esta fortaleza inscreve-se no Parque Nacional de Santa Teresa, criado para protegê-la. Integrava-se a antiga linha raiana denominada como Linha de Castillos Grande (Tratado de Madrid, 1750) e tinha a função de guarnecer o desfiladeiro de Angostura, vizinho ao monte de Castillos Grande, cerca de vinte quilômetros ao sul da Lagoa Mirim.

Berço carregado de historia, patrimônio cultural onde faz um elo entre o passado e o futuro para a compreensão de quem ali se dedica aos estudos da história e a quem aprecia curiosamente por muitas razões que nos unem a este legado. 

Jornalista Mariza Ortiz Carvalho - jornalista Reg. Mtb-3547





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC