Guias catarinense podem ganhar núcleo e cadastro na Abav-SC


















Os guias de turismo catarinense que participaram da Capacitação do Profissional de Turismo, realizado entre os últimos dias 25 e 27 de junho, receberam com entusiasmo a notícia que existem planos de em breve ser criado um núcleo catarinense de receptivo. No projeto, que será desenvolvido pela Abav-SC (Associação Brasileira das Agências de Viagens), consta um cadastro de guias qualificados do Estado e disponibilizado para as agências de viagens catarinenses associadas na entidade.


“Fiquei feliz com a notícia, que agradou também a todos nossos colegas de profissão. Tenho notado que de uns tempos pra cá o guia de turismo e os agentes de viagens estão um pouco mais presente nos planos das entidades ligadas ao turismo”, ressalta. Maria Alice Correa, guia de turismo de Florianópolis (SC). “Quem vende e apresenta o destino?”As entidades estão vendo a importância desses atores que ajudam a trazer e dar boa impressão aos visitantes para as regiões turísticas catarinense”, completa a guia.

Ely Ribeiro da Silveira, diretora geral da operadora Ceretur, explica que a Abav-SC está estudando meios viáveis de associar os guias de turismo junto a entidade, para que então seja feito esse cadastro. Segundo Ely, esse projeto é inédito no Brasil e deverá qualificar o mercado com treinamentos, que já são promovidos pela Abav-SC, e seleção dos guias de turismo do Estado. “Temos hoje profissionais não qualificados no mercado, e que nem mesmo sabe sobre a importância de aprender sobre o que está apresentando. Esses acabam passando uma imagem generalizada da classe, que tem também muitos profissionais que estão sempre se reciclando. Esse projeto tem o objetivo ser uma fonte de trabalho, divulgação comercial dos guias, além da promoção dos destinos catarinense”, explica.

Na ocasião do encontro, os guias e agentes de viagens conheceram os atrativos de Florianópolis com o objetivo de formatar roteiros. Os guias de turismo e agências de turismo receptivo acompanharam ainda palestra sobre como receber o turista, desde como se comportar até a importância de estar bem informado sobre o destino. Eles tiveram a oportunidade de apresentar seu trabalho aos agentes de viagens presentes no evento.

“Esses guias de turismo cadastrados terão a oportunidade de participar de eventos de capacitação promovido pela Abav-SC, em conjunto com outras entidades turísticas do Estado. Essa será também uma ótima oportunidade para aqueles guias que não fazem a reciclagem ou não se qualificam”, finaliza Ely.

A Capacitação do Profissional de Turismo, que tem a parceria da Secretaria de Turismo, Santur e outras entidades e empresas do trade, deve passar por diversas regiões do Estado. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site da entidade (http://www.abavsc.com.br/).

Texto: Jornalista Adoniran Peres, de Florianópolis
Edição e fotos: Jornalista Mariza Ortiz Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC