Brasil discute a imagem do País no exterior


Tema será debatido em seminário que contará com a presença de dois especialistas internacionais
Brasília será sede de um encontro destinado a debater e buscar novos caminhos para a construção da imagem do Brasil dentro e fora do País. O seminário “A imagem do País e a promoção turística internacional” será promovido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, e organizado pelo Instituto Marca Brasil, nos dias 29 e 30 de novembro. Para contribuir com as discussões, o evento terá a participação de dois especialistas no assunto, o consultor espanhol Eulogio Bordas e o conselheiro político, Simon Anholt. A ideia é preparar o setor turístico nacional para gerar estratégias de fomento ao turismo em nível internacional. 
O tema – a imagem do Brasil – é abordado pelo Ministério do Turismo desde a sua criação em 2003. A partir disso, a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros para o mercado internacional. A vinda dos especialistas ao país será uma oportunidade para que profissionais de turismo, tanto do setor privado, quanto de órgãos públicos, troquem experiências e tenham referências internacionais quando o assunto é a marca de um país. “Queremos promover uma grande reflexão sobre os próximos passos da construção da imagem do Brasil no exterior. Este é o momento de debater e buscar informações para que estejamos preparados para os próximos desafios”, explica o presidente da Embratur, Mário Moysés. 
O seminário será pautado pelo novo momento em que o país se apresenta como sede de dois grandes eventos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. “Agregar o nome e a marca ao esporte é uma estratégia para disseminar a imagem positiva. O Brasil também poderá usar dessa diretriz para maximizar os resultados da projeção e do desenvolvimento turístico que passará nos próximos anos”, acredita Moysés.
Especialistas - Durante o seminário, os participantes poderão ter contato com duas grandes referências do turismo mundial. O espanhol Eulogio Bordas é CEO do The Tourism Consultants, empresa líder de mercado na área dos serviços de consultoria em turismo e hotelaria em Barcelona. Emprega mais de 40 especialistas no setor e já trabalhou em mais de 20 países em todo o mundo. Atualmente, a empresa conta com equipes destacadas no México, Dubai, Marrocos, Croácia, Albânia e na Espanha. A Dream Resorts Factory faz parte da The Tourism Consultants, onde Bordas é o presidente.
Já Simon Anholt é um conselheiro político independente, autor e pesquisador. Especialista em reputação e identidade nacional, diplomacia pública e percepções públicas das nações e cidades e regiões, trabalha em colaboração com chefes de estado, governo, ministros, líderes do setor privado e sociedade civil. Anholt desenvolveu os conceitos de “marca país” e “placebrand”, lançou e agora edita a revista trimestral Place Branding and Public Diplomacy, a única publicação acadêmica neste campo.
Além de palestrar, durante os períodos matutinos, os especialistas participarão de painéis, nas tardes de cada dia, para debater temas como a imagem do País e a relação com ações governamentais, o cenário competitivo nacional, o planejamento e a promoção turística. 

SERVIÇO
Seminário a Imagem do País e a Promoção Turística Internacional
Data: dias 29 e 30 de novembro
Local: Centro de Convenção Brasil 21
         SHS Quadra 6, Lote 1, conjunto A
Brasília – DF
                               Inscrições gratuitas: tatiana.dias@marcabrasil.org.br              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC