Pousada de Imbituba (SC) é a única da região sul do país na seleta lista da National Geographic Traveler


A Quinta do Bucanero Guest House é a única pousada  da Região Sul do Brasil a figurar na seleta lista da National Geographic Traveler. 



 Uma das mais respeitadas publicações internacionais na área do turismo ambiental – a National Geographic Traveler – acaba de divulgar sua seleta lista de hotéis recomendados na América do Sul.  No Brasil, são apenas 19, entre os quais a Quinta do Bucanero Guest House, na Praia do Rosa (Imbituba/SC). Único hotel escolhido nos três estados que compõem a região sul do país, o Bucanero atendeu aos critérios ambientais, sociais e éticos que pautam a publicação.

Dos 80 hotéis da América do Sul que figuram na lista dos favoritos da National Geographic Traveler  - a 2011 Stay List: Our Favorite Hotels in South America – apenas 19 são brasileiros. Destes, o único representante dos três estados do sul é a Quinta do Bucanero ( www.bucanero.com.br ).  Para conquistar seu lugar no guia, o Bucanero teve que provar que é mais do que uma guest house charmosa e muito bem localizada, atributos já consolidados na opinião pública. “Os critérios sócio-ambientais da National Geographic são muito sérios”, assegura Jaqueline Biazus, proprietária. De acordo com ela, os editores  encaminharam um questionário detalhado. “Queriam saber se apoiamos a comunidade, se usamos ingredientes da culinária local em nosso restaurante, se fazemos algum tipo de trabalho social, se usamos produtos recicláveis, se incentivamos os hóspedes a ter uma postura preservacionista, se monitoramos o consumo de água e luz e muitos outros questionamentos”, enumera.
A proposta deste guia – que goza de grande credibilidade e é o mais lido em todo o mundo – é eleger hotéis que estejam alinhados com o que eles chamam de “forte consciência do lugar onde estão inseridos”.  Não por acaso, o guia aborda a questão da sustentabilidade muito antes da expressão virar lugar-comum e faz uma grande diferenciação entre turismo e viagens, destacando as viagens de conhecimento e experiência. “ Basta lembrarmos o conceito com que eles trabalham: ‘Inspiring people to take care about planet since 1888’ (inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888). Com um porém: tudo deve ser muito autêntico e verdadeiro. Do contrário, eles não referendam”, resume.

RELATÓRIO SÓCIO-AMBIENTAL E PAINT A FUTURE
            Os investimentos sócio-ambientais  fazem parte da história da Quinta do Bucanero desde que foi inaugurada, em 1996. Naquele mesmo ano, a guest house da gaúcha Jaqueline Biazus e do ex-piloto de Fórmula 3, Cezar “Bocão” Pegoraro, teve o privilégio de ser admitida na Associação dos Roteiros de Charme, que também prima pela postura ambientalista de seus membros.  Desde então, todas as ações e investimentos estão documentados nos dois relatórios sócio-ambientais que, inclusive, estão publicados no site do hotel (http://www.bucanero.com.br/2010/arte_sustentabilidade/) . Lá, é possível saber que, dos 17 mil metros quadrados que compõem o Bucanero, menos de 10% são destinados à área construída. Uma série de ações estão descritas nos balanços e vão desde o apoio ao Hospital São Camilo (Imbituba/SC), à separação integral dos resíduos, cuja parte orgânica é destinada à produção de adubo e a reciclável aos trabalhadores da coleta seletiva da Praia do Rosa.
            Desde 2004, o Bucanero tem apoiado, também, um projeto social que, através da arte, transforma a vida de crianças carentes: o Paint a Future.  Anualmente, recebe artistas plásticos do mundo inteiro que criam obras a partir dos desejos destas crianças. A renda com a comercialização das telas é revertida para estes meninos e meninas que sonham em ter uma casa, um computador ou uma vida melhor.
            Para Jackie e Bocão Pegoraro, tem sido um desafio conciliar a administração da empresa com as atividades sócio-ambientais. “O interessante é que a gente descobre que é impossível ter um hotel em um  lugar como a Praia do Rosa – considerada uma das baías mais belas do mundo – e não ter uma preocupação ambiental. E é claro que ficamos extremamente felizes ao conquistar mais esse reconhecimento. Isso só nos estimula a seguir comprometidos com o desenvolvimento sustentável da atividade turística e com a qualidade de vida da população local”, resume a proprietária.

QUINTA DO BUCANERO GUEST HOUSE  
55 48 3355.6056 – Praia do Rosa (Imbituba/SC) 

foto divulgação










foto divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC