México y tus sentidos


            Assim foi anunciado o filme que levou a maior premiação, a Arara Vermelha. México ganha o Grant Prix Brasil.


Trata-se da mais alta premiação do festival de turismo  TourFilm Brazil  que aconteceu em Florianópolis nos dias 20 e 21 de Maio de 2011 no auditório da Fiesc.
Uma previa do que aconteceu ano passado:
Em 2010 foram 236 filmes inscritos, provenientes de 31 países diferentes sendo 192 filmes brasileiros. O grande vencedor foi o filme "Santiago é Grande", do órgão de Turismo de Santiago de Compostela, Espanha.

Segunda edição do festival:

O Festival Internacional de Filmes de Turismo tem como objetivo trazer um panorama da produção no Brasil e na América Latina em comparação com os filmes de outras partes do mundo, além de divulgar destinos turísticos pouco conhecidos, incentivar a criação de obras do gênero turístico e incluir Santa Catarina no circuito de festivais de cinema.

Comunicou Jorge Antonio Oro, diretor geral da TourFilm Brazil que:

Apresentou em seguida exibições e uma série de painéis que discute, entre outros os assuntos, o momento do turismo mundial sob a ótica da mídia especializada, com palestrantes e jornalistas Juan Francisco Rivero (Espanha), Julio Cesar Debali Infante (Uruguai) e Ewa Kotus (Polônia), "A importância da gestão da marca para um destino turístico: estratégias e objetivos”, com Francisco dias (Portugal), Elizete kreutz (Brasil) e Xose Iglesias (Espanha); "O impacto da locação de filmes na divulgação de um destino turístico", com Lee Gluckman (EUA), Francisco dias (Portugal) e João Luiz dos Santos Moreira (Brasil); e "Técnica, estratégias e objetivos na produção de filmes turísticos", com Georges Pessis (França), Zeca Pires (Brasil) e Raul Dias (Portugal).

Do evento:

Que na segunda edição, recebeu um número de 496 inscrições, sendo 169 provenientes da América do Sul e Caribe e 110 da Europa. Países como a Índia, Polônia, Jordânia, Moçambique, República Checa, Camboja, Birmânia e Uganda também participaram do evento que mostrou as mais belas imagens turísticas do mundo. Do Brasil, 24 estados mais o Distrito Federal participaram da edição deste ano.

O evento faz parte do circuito mundial de festivais membros do Cifft (Comitê Internacional des Festivals Du Film Touristique, com sede em Viena, Áustria), que acontece em 13 cidades do mundo.

Dos participantes, concorreram filmes de:

Santa Catarina que esteve presente no evento com 12 filmes. Florianópolis, Treze Tílias, Joaçaba, Antônio Carlos e Balneário Camboriú são os municípios que representaram o Estado catarinense no festival.

Premiados em Santa Catarina:

O filme Florianópolis: “Inspire seus sonhos”, do  C&VB de Florianópolis, que recebeu  a Arara de Ouro como melhor filme de Turismo de Eventos e “Fritz”, que levou a estatueta de Melhor filme Catarinense.

Da cerimônia digna de clássicos festivais de cinema:

Como ocorre nos grandes festivais de cinema, os vencedores foram anunciados e premiados com as estatuetas - Araras de Ouro, Prata e Bronze o prêmio maior a estatueta Arara Vermelha.

Do vencedor:

O grande vencedor do festival  foi o filme  “México em tus sentidos”, do México- ganhador do Grand Prix Brasil. O filme recebeu a Arara vermelha e está automaticamente selecionado para concorrer, no Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro de 2011, ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo.
Depoimento do diretor:

Para o diretor do TourFilm Brazil, Jorge Oro, "a premiação, além de reconhecer o talento dos diretores e a qualidade dos filmes, é uma oportunidade de divulgação de conteúdo turístico no âmbito internacional".

Do júri internacional:

Um júri internacional, presidido pelo cineasta francês Georges Pessis formado por profissionais de renome como Ewa Kotus, da Polônia, Francisco Dias e Raul Neves, de Portugal, Juan Francisco Rivero Dominguez e Xosé Manuel Iglesias, da Espanha, Julio Cesar Debali Infante, do Uruguai, Lee W. Gluckman Jr, dos Estados Unidos e pelos brasileiros  Zeca Pires, Elizete de Azevedo Kreutz e João Luiz dos Santos Moreira que julgou e escolheu os melhores filmes.

Das categorias:

As categorias mais concorridas foram as de destinos turísticos (179 filmes inscritos), pessoas e culturas (98 filmes) e turismo de  natureza e ecologia (50). A categoria de Turismo em Animação/Cartoon teve 11 filmes inscritos, o que indica que a produção audiovisual segmentada para o turismo está ganhando maior espaço com o uso da tecnologia aplicada à produção cinematográfica.
Projeção:
Para o Brasil, além da promoção turística internacional, o festival representa uma oportunidade de intercâmbio na área de publicidade, propaganda e produção audiovisual.

Do sonho para a realização:

O país merece ter uma nova visão perante o mundo, Florianópolis merece um evento deste porte por estar inserida em uma nova cultura, em uma forma de pensar e demonstrar suas belezas e Santa Catarina por ser um Estado arrojado abraça o TourFilm Brazil mostrando que é possível pensar em um turismo diferente. Afirmou o diretor Jorge Oro.

Terceira edição:

A terceira edição do TourFilm Brazil já está confirmada para maio de 2012, novamente em Florianópolis.
Em breve será lançada toda a pré-programação e calendário para inscrições. O TourFilm Brazil foi realizado pelo ICEL - Instituto Catarinense da Educação e do Lazer, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Funturismo.
O evento contou ainda com o apoio de dezenas de entidades ligadas ao turismo, no Brasil e no exterior e imprensa especializada.
Confira algumas fotos do evento

Edição: Turismo daqui para o mundo










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC