USHUAIA – CERRO CASTOR – ARGENTINA ELEITA SEDE DO INTERSKI 2015



No dia 21 de janeiro, na cidade de Saint Anton, Áustria, durante o Congresso INTERSKI 2011, a Associação Argentina de Instrutores de Esqui e Snowboard se candidataram e obtiveram para a Argentina a realização do Interski 2015, que terá lugar na cidade de Ushuaia, no Cerro Castor.

O INTERSKI equivale às Olimpíadas de Inverno dos Instrutores de esportes de Neve, com a diferença que no lugar de competir, se comparam os sistemas técnicos e de ensino, marcando-se assim as tendências e as novidades destes esportes. 

Cada cidade que organiza o Interski recebe entre mil e quinhentas e três mil pessoas, sendo elas delegações e acompanhantes. 
Durante a semana do Interski se desenvolvem diferentes atividades diárias:

1) Cerimônia de Abertura e Demonstrações dos distintos países, com lugar destacado para o país anfitrião.

2) Assembléias Gerais de ISIA, de IVSI e de IVSS, organizações integrantes do Interski. Participam representantes de 36 nacionalidades onde as equipes Demo de cada país exibem suas técnicas de esqui alpino, snowboard, esqui nórdico e telemark, incluindo o “Ski Adaptado” para pessoas com deficiências físicas ou neurológicas. 

3) E por último, a Assembléia Geral do Interski Internacional onde surgem as novas tendências, recomendações e novidades das distintas categorias. Na Assembléia Geral também se elege a próxima sede do evento e é aí onde a Argentina, com a proposta do Cerro Castor de Ushuaia teve a oportunidade de conquistar a mais ampla margem de votos que já definiu uma candidatura na historia do INTERSKI: 

Argentina 28, Finlândia 7 e Bulgária 3, o que reflete a solidez da proposta. 

Vários fatores contribuíram para esta vitória tão rotunda: O posicionamento e o prestígio conquistado pela AADIDES em mais de 20 anos de participação no Interski, que lhe permitiu alcançar a estratégica vice-presidência da ISIA (Associação Internacional de Instrutores de Ski e Snowboard) onde tem desenvolvido uma eficiente gestão para promover a candidatura da Argentina; o sólido respaldo do Ministério do Turismo da Nação através do Instituto Nacional de Promoção Turística que há três anos apóiam ativamente esta candidatura; os aportes estratégicos da Prefeitura do Município de Ushuaia; o apoio brindado pelas câmaras empresárias nucleadas no Ushuaia Bureau e o acompanhamento do governo provincial.

Mas sem dúvida o fator determinante é a qualidade do Cerro Castor, que a partir das suas condições naturais somado aos importantes investimentos realizados em equipamento técnico, como também a implementação de serviços especializados, permitiram a captação durante os últimos anos das melhores equipes de competição do mundo para sua fase de treinamento entre temporadas. Estrelas internacionais do esqui a exemplo de Didier Defago e Janko Jarka da Suíça, Giuliano Razzoli da Itália e Alexandre Biloudou do Canadá, ganhadores de medalhas de ouro nos últimos jogos olímpicos de inverno de Vancouver junto a outras destacadas personalidades da elite mundial do esqui. 

Todos estes fatores combinados possibilitaram que por primeira vez na história um INTERSKI seja realizado no hemisfério sul. E esse lugar é a Argentina. 

Se bem o cenário eleito pela AADIDES seja a cidade de Ushuaia, há predisposição e coincidência para que o trabalho conjunto de autoridades nacionais, regionais e locais, organizações reitoras do esqui na Argentina, assim como os principais referentes históricos e atuais da especialidade, possibilite não só uma organização que nos dê muito orgulho e que será inesquecível para os participantes do Interski 2015, mas também que se constitua numa excelente plataforma para dar o maior impulso possível ao crescimento do esqui a nível local e regional, assim como o posicionamento internacional dos centros invernais argentinos.
  Daniel Leguizamón , Secretario de Turismo e a Coordenadora de Assuntos Internacionais, Cristiane Cavalli
Daniel Leguizamón, Cristiane Cavalli e a jornalista Mariza Ortiz Carvalho
Palestra sobre o evento no Hotel Majestic

Mais informações acesse o site: www.turismoushuaia.gov.ar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC