Conhecendo o Sul Catarinense

Fotos/Divulgação
A região foi colonizada em grande parte por italianos, cuja cultura permanece viva em cidades como Urussanga, Orleans e Nova Veneza. Durante o verão, o sul catarinense é muito visitado por turistas gaúchos e argentinos. As praias de Garopaba e Imbituba são conhecidas em todo o País como points de surfe. O principal município da região é Criciúma, quinto mais populoso do Estado. Tubarão, Araranguá, Içara e Laguna.

Criciúma:
Conhecida como grande produtora de carvão e fabricante de pisos e cerâmicos, Criciúma foi colonizada por 22 famílias de italianos oriundos das regiões de Veneza e Treviso. Essas famílias fizeram cansativas caminhadas no meio da mata até encontrar o local adequado para estalar a colônia, em 1880. Escolhido o lugar, cada família recebeu um lote e teve cinco anos de prazo para pagá-lo. A única forma de fazer isso era trabalhar, e trabalhar muito.
Os sobrenomes das famílias pioneiras são facilmente encontrados na cidade, evidencia de que muitos moradores atuais são descendentes diretos dos fundadores. Inicialmente grafado, Criciúma, o nome foi inspirado em um tipo de capim que costumava ser comum na região. Criciúma manteve-se como distrito de Araranguá até 1925. Quando foi desmembrada e virou município.

Tubarão:
O rio Tubarão era parte da antiga rota entre Laguna e Lages, e isso fez com que surgisse naturalmente um povoado para hospedar viajantes, chamado inicialmente de Poço Grande do Rio Tubarão. Em 1870, já conhecido simplesmente como Tubarão, o município se emancipou de Laguna. Ao contrário do que se costuma imaginar, o nome da cidade não tem relação com o peixe, e sim com o termo “tuba-nharô”, que em tupi-guarani significa “pai zangado”.

Laguna:
Fundada em 1676, é uma das cidades mais antigas do Brasil. Além de ter sido a capital da República Juliana e ser a terra natal de Anita Garibaldi, como já vimos, Laguna conserva mais de 600 construções tombadas como patrimônio histórico. Trata-se de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país. Entre os monumentos mais conhecidos está o Farol de Santa Marta, construído em 1891 por franceses.

Araranguá:
Conhecida como “cidade das avenidas”, por ter varias ruas largas divididas por canteiros centrais, Araranguá foi desmembrada de Laguna em 1880. Recebeu imigrantes açorianos, italianos e alemães. Não se sabe ao certo a origem do nome, mas uma das possíveis explicações é que faça referencia a grande quantidade de araras existentes na região a época dos primeiros moradores.

Içara:
O desenvolvimento do povoado se deu a partir de 1924, com a inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, mas a emancipação como município só ocorreu em 1961. Desde então a cidade não parou de crescer. Içara (nome inspirado em uma palmeira comum na região) tem uma das mais movimentadas praias do estado, o Balneário Rincão.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC