Conhecendo um pouco do Mercado Público Municipal de Florianópolis

O prédio que hoje abriga o Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à Alfândega no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, o qual foi demolido em 1896 após 45 anos de funcionamento.
A história deste primeiro mercado é um importante marco para a cidade. Foi o debate sobre a sua localização, entre os anos de 1791 e 1848, que deu origem aos dois primeiros partidos políticos de Santa Catarina.

O atual Mercado Público Municipal foi construído em duas etapas, a primeira foi em 1899, contava com apenas uma ala. Já a segunda em 1915 foi construída em cima de um aterro, bem como as torres e as pontes que interligam seu vão central. Sua arquitetura com características ecléticas se mantém.
A totalidade da construção conta com 140 boxes, onde encontramos pescados, roupas, calçados, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime.
 Alem de alguns bares que se consagraram entre boêmios, poetas, figuras e personalidades importantes da cidade.
O prédio abriga diversos bares no vão central, onde é ponto de encontro, tanto para os nativos quanto para os turistas, bem como palco de manifestações populares, do tradicional pagode de sábado e das festividades de carnaval.







Visite-o vale a pena conferir! Está Localizado bem ao centro de Florianópolis na Rua Jerônimo Coelho nº 60.
Fotos de Mariza Ortiz Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC