Conhecendo um pouco do Mercado Público Municipal de Florianópolis

O prédio que hoje abriga o Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à Alfândega no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, o qual foi demolido em 1896 após 45 anos de funcionamento.
A história deste primeiro mercado é um importante marco para a cidade. Foi o debate sobre a sua localização, entre os anos de 1791 e 1848, que deu origem aos dois primeiros partidos políticos de Santa Catarina.

O atual Mercado Público Municipal foi construído em duas etapas, a primeira foi em 1899, contava com apenas uma ala. Já a segunda em 1915 foi construída em cima de um aterro, bem como as torres e as pontes que interligam seu vão central. Sua arquitetura com características ecléticas se mantém.
A totalidade da construção conta com 140 boxes, onde encontramos pescados, roupas, calçados, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime.
 Alem de alguns bares que se consagraram entre boêmios, poetas, figuras e personalidades importantes da cidade.
O prédio abriga diversos bares no vão central, onde é ponto de encontro, tanto para os nativos quanto para os turistas, bem como palco de manifestações populares, do tradicional pagode de sábado e das festividades de carnaval.







Visite-o vale a pena conferir! Está Localizado bem ao centro de Florianópolis na Rua Jerônimo Coelho nº 60.
Fotos de Mariza Ortiz Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festuris registra crescimento de destinos internacionais e terá cinco continentes representados

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC

FESTURIS: CRESCIMENTO EXPRESSIVO MOSTRA A FORÇA DO EVENTO PARA O MERCADO