Porque da importância de qualificar-se?


Nós brasileiros temos um jeitinho para tudo, somos muito criativos, pensamos que podemos fazer tudo, e podemos! Mas existem algumas áreas técnicas que requer maior atenção, maior conhecimento.

Por exemplo, o Turismo. Todo mundo pensa que pode fazer turismo, porque teve alguma experiência. Muitos se confundem com o gostar de viajar. As viagens envolvem um conhecimento técnico profundo que vem das experiências e das pesquisas.

Existem vários cursos de turismo: Faculdades de turismo, Tecnologia do Turismo e os Técnicos. Todos estes cursos você encontra em instituições que estão por todos os lados no Brasil, algumas são privadas, outras não.

Outros meios e oportunidades,também se encontra no exterior; como em Portugal e Espanha, que é referencia nos curso de turismo e hospitalidade, gastronomia e etc. É uma questão de verificar, o curso de turismo que você deseja fazer!

Para concluir uma faculdade de turismo é de três anos, já o tecnólogo é dois anos e os técnicos vão de seis meses a um ano e meio. Existem os cursos de especialização em turismo. Algumas regrinhas já estão mudando e aumentando as disciplinas a serem cursadas.

Uma vez formado na faculdade de turismo, você passa ser turismólogo. O turismólogo tem como função trabalhar nas pesquisas, levantamento, viabilidades, orçamentos e roteiros, agencia de turismo, iniciativa privada e ou concursada para trabalhar nos ministérios e secretarias de turismo do país. Cabe a este profissional analisar os roteiros e criar opções e alternativas para melhor servir seus passageiros (Turistas).

O Tecnólogo de turismo cabe analisar e levantar dados técnicos dos roteiros, viabilidades, orçamentos e demanda turística para determinada localidade, como planejar projetos de sustentabilidade cultural, social, ambiental para determinadas região que ainda estão por se desenvolver para receber o turismo. Ele também tem especialização em determinado segmento, exemplo: Técnico turístico ambiental, cultural...

O Técnico de turismo em especifico, o Guia de Turismo. É de sua competência e responsabilidade dar assistência a grupos de turistas. Em excursões, em passeios e city tour pelas cidades. Explico! Este profissional acompanha grupos e ou individuais, prestando diretamente informações sobre historia, geografia, meio ambiente e cultura de um determinado lugar. São eles classificados em categorias-Guia de turismo internacional, regional, nacional, nacional e America do sul, atrativos culturais, atrativos naturais.

Ele é prestador de serviços, como para agencias de viagens, agencia de eventos, operadores de turismo,empresas de fretamento oficiais de turismo, secretarias de turismo instituições privadas e ou governamental. Este profissional é um formador de opinião e possui o devido registro no Ministério do Turismo. Ele é o único profissional na cadeia turística que tem a profissão regulamentada por lei.

Os cursos técnicos que considero mais atraente e completo é o do guia de turismo. Por ele estar diretamente vinculado ao passageiro, por ele possuir o domínio de conhecimentos gerais e por ter postura de liderança. Do qual é imprescindível.

O profissional que quer destacar- se terá que investir nos cursos de idiomas, historia da arte, geografia, história da cultura, sociologia, comunicação e marketing e tudo que vem agregar para seu diferencial na conquista de seu espaço e para um turismo de qualidade.

Então faça sua escolha! Aproveite este momento no país onde somos vitrine para o mundo. Iremos receber tantas pessoas através dos eventos que estão planejados para 2014 e 2016.

 E tudo o que mais precisamos é fazer a coisa certa! Para isso é preciso qualificar, entender como se processa, como se atende e como se faz para sermos excelência como anfitrião.

E que nossos representantes do governo, acredite que o mercado, oferece sim, pessoas qualificadas! Que há excelentes profissionais, buscando uma oportunidade. Basta procurar-los nas universidades e instituições de formação de turismo.  Precisamos é de boa vontade!
Texto: Mariza Ortiz Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC