Você sabe o que é Curanto? Vá provar em Bariloche!

foto divulgação
O curanto é um prato típico e muito saboroso de origem araucana e proveniente dos povos originários do sul da patagônia Argentina e Chilena. Para fazê-lo, cava-se um buraco na terra de 15 cm de profundidade, dentro do qual se colocam pedras retiradas dos rios da região, que são aquecidas nas brasas de uma fogueira até que fiquem, praticamente, em brasa também.


Coloca-se sobre as pedras um colchão de folhas aromáticas, chamadas de Nalca ou Maqui, e sobre estas folhas, todos os ingredientes como carne de vaca, de cordeiro, porco, frangos, lingüiças, batatas, batatas-doces, maçãs e abóboras ocas recheadas com queijo, creme e ervilhas. Tampa-se novamente com folhas, sobre as quais se colocam lenços úmidos para que não se perca o calor e se cobre tudo com abundante terra, convertendo-se desta maneira em um verdadeiro forno à pressão. O cozido está pronto quando começam a sair fios de fumaça da terra.

As fotos a seguir, foram tiradas durante uma "Cerimônia do Curanto", promovida na Colônia Suiza (Colônia Suíça), uma localidade situada 25 km da cidade de San Carlos de Bariloche, na Província argentina de Rio Negro, na Patagônia, onde se prepara o Curanto com todos os detalhes da tradição.

Colonia Suiza, uma pitoresca comarca localizada à oeste de Bariloche, ao pé do cerro López e às margens dos lagos Moreno e Nahuel Huapi, é a capital do curanto na Patagônia, a comida cozinhada “debaixo da terra”. Há mais de duas décadas é sede de uma grande festa anual, a “Fiesta Municipal del Curanto”, que atrai centenas de visitantes. As pessoas, além de se divertirem, podem comer carnes e verduras preparadas em um buraco coberto de folhas e terra. Em geral, o cardápio inclue batata, cenoura, batata doce, ervilha com queijo derretido e abóbora, frango, carne de vaca, porco, cordeiro, miúdos e maçã.

Vale à pena conferir: Confira algumas fotos:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC