OUTUBRO DE FESTAS TIPICA EUROPEIA EM SANTA CATARINA

Clic na imagem para ampliar
No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no melhor e mais animado destino turístico do País. Em diferentes cidades do Estado acontecem dezenas de festas típicas de grande e médio porte, que chegam a reunir mais de dois milhões de pessoas.

São as chamadas “Oktoberfestas”, onde a dança, a música, a comida típica e o chope, resgatam as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias, que formaram a base do povo catarinense.

Clic na imagem para ampliar
Tudo começou com a Oktoberfest de Blumenau, cidade fundada em 1850 no Vale do Rio Itajaí-Açú, com o propósito de levantar o ânimo de seus moradores abalados por duas grandes enchentes em 1983 e 1984. Depois de três edições, a  festa estava consolidada e a partir de 1987 ganhou a simpatia nacional, passando a receber, em média, 750 mil visitantes a cada edição.
Clic na imagem para ampliar
Seu sucesso foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas, que pela sua organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro “Circuito de Festas” na Santa e Bela Catarina.

Clic na imagem para ampliar
Não é difícil fazer todo o circuito. Em uma semana é possível visitar boa parte das festas, principalmente porque as distâncias entre as cidades sedes são pequenas, oscilando entre no máximo 170 km e no mínimo 35 km de via rodoviária, entre as que se situam próximas do litoral.

É o caso de Blumenau, sede da Oktoberfest; de Brusque, com a Fenarreco; de Itajaí, com a Marejada; de Jaraguá do Sul, com a Schützenfest e a Festa do Imigrante de Timbó. Mais para o interior acontece a Tirolerfest , em Treze Tílias e no norte do Estado a Oberlandfest em Rio Negrinho.

 A Oktoberfest, em Itapiranga,  se realiza próximo da divisa com a Argentina. Já na Capital, Florianópolis, ocorre a Fenaostra.

Contatos:
www.oktoberfestblumenau.com
www.santur.sc.gov.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC