Guiando e Florianopolitando pela Ilha da Magia

Você conhece a Barra da Lagoa... Uma das praias mais democráticas de Florianópolis?!
Recebe famílias de diferentes classes sociais, desde surfistas aos pagodeiros, tanto idosos como jovens e crianças, porque para todos existe um lugar especial, na Barra da Lagoa.
Destaca-se no mundo através de suas belezas naturais e dos albergues alternativos. Um de seus atrativos está na ponte pênsil que foi substituída por uma ponte de ferro e aço que liga a praia da Barra da Lagoa com a Prainha, por uma trilha que se faz, em 10 minutos de caminhada.

A Barra da Lagoa é conhecida pela comunidade de pescadores que cultivam hábitos culturais e histórias sobre as praticas de pescas como, por exemplo, o arrastão de peixes, onde retiram do mar toneladas de tainhas, cujo abundancia deu origem a famosa Festa da Tainha.

Conhecida pela harmonia entre moradores, pescadores, comerciantes e turistas, a praia da Barra da Lagoa encontram-se outros atrativos, como um sítio arqueológico de grande importância, são algumas pedras côncavas com formato de prato, feitas de blocos de granitos semi-enterrados na areia na beira do canal, se pode avistar desde o alto da ponte.

Este sítio é mais uma dezena deles, estão distribuídos em algumas praias da Ilha. Documentando indícios e relatando atividades daquela região que foi habitada por ancestrais indígenas a centenas de anos.
A Barra da Lagoa há duzentos e cinqüenta anos foi atraída pela boa pescaria, povoada por açorianos, hoje se encontra relatos dessa historia que atravessou o tempo perpetuando sua origem e forma de ser desde sua ocupação.


A praia conta com hostel, albergues e casas de aluguel, tudo muito alternativo e simples... E é exatamente assim que busca o turista mochileiro europeu. Um lugar pacato com infraestrutura básica necessária aos adeptos da tranqüilidade, com opções gastronômicas voltadas para os frutos de mar e peixes. Desde a Fortaleza da Barra até a Barra da Lagoa estão unidos, através do canal da Fortaleza. Há também passeios de barcos que saem da Barra e da Lagoa da Conceição.





A praia está a 20 km do centro de Florianópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC