Florianópolis - A mística Costa da Lagoa


A Costa da Lagoa é um dos recantos mais lindos da Ilha, entre a Lagoa da Conceição e a Mata Atlântica. É uma típica colônia de pescadores.

Sua origem está ligada á ocupação da própria Lagoa da Conceição. Cabe destacar que, nos séculos XVIII e XIX, a Costa da Lagoa alcançou prestigio pelo forte intercâmbio de mercadorias que ali eram produzidas e levadas para a Lagoa e outros núcleos.

A grande quantidade de cultivo e os muitos engenhos que ali existiram podem ser avaliados atualmente, através da permanência de alguns engenhos típicos, casarões e sobrados que ainda existe ao longo do secular caminho de pedras que liga as duas comunidades.

Existem ainda núcleos de pescadores e rendeiras, que desenvolvem atividades artesanais, conservando a tradição das gerações passadas.

Um decreto municipal tombou o caminho da Costa da Lagoa como patrimônio histórico e cultural. Hoje o transporte para a Costa é feito por barcos. O embarque acontece junto a Ponte da Lagoa da Conceição, a travessia dura 40 mim e no caminho do Rio Vermelho tem em media 10mim.

Uma comunidade pequena, um recanto cheio de mistérios, de lendas e de historias. Na natureza que ali pintou este cenário, encontra-se uma linda cachoeira, trilhas e restaurantes com base na gastronomia de peixes e frutos de mar da região. Todos eles estão posicionados na beira da Lagoa em Deck de madeira, de onde se pode apreciar a natureza degustando petiscos de camarão, enquanto as embarcações típicas e coloridas dos pescadores desfilam pela água em um circuito de vai e vem.




Fotos e pesquisa de Mariza Ortiz Carvalho

Vale à pena conferir!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC