Turismo ferroviário é tema de palestra durante Salão Paranaense de Turismo

Adonai Arruda Filho, vice-presidente da ABOTTC, fala do crescimento de 9,5% no turismo ferroviário

As estradas de ferro brasileiras conduziram os trens turísticos a um crescimento de 9,5% durante o ano de 2011, transportando um total de 2,5 milhões de viajantes entre os 32 trens turísticos em operação hoje no Brasil. Estes foram alguns dos dados apresentados pelo vice-presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, ABOTTC, Adonai Arruda Filho, durante a palestra “Trens turísticos no Brasil” sobre o tema que aconteceu no 18º Salão Paranaense de Turismo.


A palestra teve como principal objetivo apresentar aos agentes de turismo às principais linhas férreas em operação que possuem capacidade de atender a demanda turística atual de passagens e pacotes. Arruda também abordou os detalhes técnicos das linhas disponíveis. Esse crescimento no turismo ferroviário vem alavancando novos projetos e que, neste ano, já são 12 em várias partes do Brasil.

“O turismo ferroviário traz inúmeros benefícios para os microempresários da região que recebe o trem. São cidades pequenas, que ampliam seu desenvolvimento, principalmente o econômico, através desse tipo de turismo. Além disso, o setor, que atualmente vem recebendo investimentos do governo, está registrando um crescimento anual, o que comprova a importância do turismo ferroviário para o país”, afirma Adonai Arruda Filho.

Somente a Serra Verde Express, empresa da qual Arruda é diretor comercial, atendeu 200 mil passageiros no ano passado, com os trens Serra do Mar e de Luxo (PR), Pantanal (MS) e Montanhas Capixabas (ES). Os resultados também foram animadores para outras linhas como o trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, que resultou em 800 mil passageiros e o Trem do Vinho, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que fechou 2011 com 150 mil passageiros. A linha férrea entre as cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana e São João Del Rei a Tiradentes, também encerrou 2011 com um total de 240 mil passageiros.

Apostando no crescimento deste segmento, a Serra Verde Express, que obteve um crescimento de 18% no ano de 2011, anunciou três projetos para 2012, sendo um em Angra dos Reis (RJ), um em São Roque, no estado de São Paulo e a reativação do trem para a cidade histórica da Lapa, no Paraná.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC