A ponte Hercílio Luz teve suas luzes apagadas, durante a Hora do Planeta


Prestes há completar 86 anos, será contemplada no próximo dia 13 de maio, já faz décadas que a ponte Hercílio Luz é um cartão-postal de Florianópolis. E continuará sendo, mesmo sem tráfego permitido desde 1982. Fechada por motivo de segurança, ela chegou a funcionar para a passagem de pedestres entre 1988 e 1991, quando foi novamente interditada. Desta vez, definitivamente.
Além da imponência de seus 821 m de extensão, 74 m de altura nas torres metálicas e 339 m de vão central, a ponte foi e é um marco para todo o Estado de Santa Catarina, já que no período de sua construção, só era possível chegar à capital por meio marítimo.
Uma de suas atrações é o mirante, localizado no extremo da ponte dentro da ilha de Florianópolis. A visão de toda a cidade atrai turistas e moradores locais. Sua beleza também é uma marca, além de ser a mais longa ponte pênsil com sistema de barras de olhal do mundo (sistema este que ajuda a ponte a se manter de pé).
Ainda hoje, é ponto de festividades na cidade, e atrai multidões à Avenida Beira Mar para admirar, por exemplo, a queima de fogos no Ano-Novo, ou como mais recentemente, no dia 31 de março, quando teve sua iluminação apagada durante a Hora do Planeta.
No último mês de março, o Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou a captação de R$ 64,4 mi pelo governo de Santa Catarina para que invista na reforma da ponte. Assim, de acordo com o governo, será possível completar a primeira etapa de restauração da ponte (construção de estrutura para sustentar o vão central). A obra completa tem conclusão prevista para 2014.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC