Representantes da rede hoteleira do Brasil participam da abertura do 26º Encatho e a 24ª Exprotel

Abertura oficial foi marcada por assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre SESI/CN, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e a ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
Foto/divulgação-Mariza Ortiz Carvalho
Representantes da rede hoteleira do Brasil participaram na noite desta quarta-feira (25), no CentroSul, em Florianópolis, SC, da abertura do 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho, que nesta edição, tem como tema “A Hotelaria na Era da Informação”, sendo o eixo central a internet e suas relações com a hotelaria.
O objetivo é ao final dos três dias de trabalho, o setor hoteleiro estar mais bem preparado para lidar com a tecnologia da informação eletrônica em favor de seus negócios, na relação com seus clientes, fornecedores, bancos, órgãos da administração pública, operadores de turismo, agentes, entre outros. Já os novos sistemas de gestão hoteleira, gestão objetiva de redes sociais, operadoras virtuais, armazenagem de dados, ferramentas operacionais, deverão ser esclarecidos, debatidos e aprofundados  na perspectiva de enriquecimento, desmistificação e simplificação, para proporcionar aos gestores do turismo e da hotelaria um maior embasamento para suas decisões nesta nova Era Digital.

Reunião da Federação de Convention & Visitors Bureaux de SC

O presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina, Cimélio Marcos Pereira, comemorou os resultados da reunião realizada no CentroSul, antecedendo a abertura oficial do 26º Encatho. “Contamos com a participação de 90% dos Conventions de Santa Catarina. Essa parceria fortalece o segmento, não apenas da hotelaria, mas do turismo catarinense como um todo”, afirmou Pereira. Durante o encontro, foram apresentados cases de sucesso referente a captação e gestão de eventos e de T.I., que normalmente gera um forte impacto na cadeia produtiva, além de discutidos assuntos gerais da federação.

Solenidade de abertura

            Na solenidade de abertura, o anfitrião do evento João Eduardo Amaral Moritz, presidente da ABIH-SC, falou que a intenção da entidade é aprofundar o debate, a troca de experiência e conhecimentos teóricos e práticos sobre o impacto das novas tecnologias e suas relações com a hotelaria. Ele garantiu ainda que os painéis serão coordenados e apresentados por profissionais com profunda vivência e expertise no tema. Debates serão instigados entre todos os participantes nos diversos momentos do evento, buscando a troca de conhecimento, migração das experiências pessoais e empresarias, com o objetivo de fazer com que todos os profissionais e empresários saiam, ao final do encontro, melhor preparados para lidar com as novas tendências.
“As novas tecnologias despontam como solução e desafio ao empresário. E, se antes o empreendedor podia optar por esta ou aquela forma de realizar seus negócios hoje se vê impelido a adotar as novas tecnologias sob o risco de ser eliminado do mercado. Não há saída porque o consumidor hoje é tecnologicamente tão ou mais atualizado tecnologicamente do que muitas empresas”, completa Moritz.
Compuseram a mesa, o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz; o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato; o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, que representou o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo; presidente nacional do SESI, Jair Meneguelli; presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio de Abreu; presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Jaime Tonello; presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Anita Pires; presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Joseli de Almeida Cintra; presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de Santa Catarina, Cimélio Marcos Pereira; presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina, Estanislau Emilio Bresolin; vice-presidente do Sistema Fecomércio, Célio Spagnoli; coordenador regional da Grande Florianópolis, Januário Serpa Filho, representando o senhor Carlos Guilherme Zigelli, Diretor Superintendente do SEBRAE Santa Catarina.

Acordo de Cooperação Técnica

O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, afirmou que a entidade está cada vez mais empenhada, por meio de parcerias, na qualificação do setor, citando como exemplo outros convênios realizados com o Ministério do Turismo, SEBRAE, SESI e de forma inédita com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Queremos eliminar os 40% de desperdício na alimentação que ocorre atualmente no segmento”, afirmou Enrico, antes da assinatura do acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional do SESI com o objetivo de promover ações conjuntas que proporcionem a melhoria dos hábitos alimentares na hotelaria, o aumento da competitividade e sustentabilidade do setor, a valorização dos produtos de agricultura familiar, e a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações de capacitação e divulgação do programa Cozinha Brasil, Projeto Viravida, e da Rede Brasil Rural.
            Assinaram o documento, o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, o coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antônio Viana Leite, e o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli. O acordo tem um prazo de vigência de 18 meses, a partir da data de assinatura, e no prazo de 15 dias úteis o empreendimento deverá indicar um representante para a operacionalização das ações.

24ª Exprotel

Após a solenidade, as autoridades inauguraram a 24ª edição da Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria. Mais de 70 expositores estão presentes no evento apresentando uma diversificada linha de produtos, equipamentos e serviços com a participação das melhores marcas do mercado regional e nacional. Realizada paralela ao 26º Encatho, a feira é uma ótima oportunidade para a realização de negócios, ampliar e reforçar contatos e dar visibilidade a produtos e serviços direcionados a um dos setores da economia de maior crescimento no país.
Fonte: Ibade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC