Odisseia – Tourism & Ecology Film Festival-Trata-se do primeiro Festival de Cinema para turismo e ecologia flutuante.

Este festival é dedicado ao turismo e seu meio ambiente marinho, sendo sua primeira edição. Que acontecerá nos dias 11 a 14 de Novembro de 2012 entre Gênova e Lisboa.

O Festival Odissea é um evento único e especial. Um festival que tem início em Gênova e que termina em Lisboa? Além de ser um festival de filmes de ecologia e turismo, o Festival Odissea é também uma viagem de Cruzeiro!

Os produtores cinematográficos, os profissionais de comunicação audiovisual e os responsáveis de marketing das empresas e instituições públicas terão assim a oportunidade para apresentar os seus filmes ao seu público-alvo: os turistas. Consegue imaginar um festival de cinema que é ao mesmo tempo um cineclube de grande dimensão? O Festival Odisseia é isso mesmo.


A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), sediada em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria), é uma das três entidades que organizam a Odisséia – Tourism & Ecology Film Festival.

O projeto inovador será apresentado pelo seu diretor, Fernando Santos, na Conferência “Cinema, Tourism & Destination Branding”, que terá lugar na ESTM, nos dias 10 e 11 de Maio.

Francisco Dias, professor e responsável pelo GITUR – Grupo de Investigação em Turismo da ESTM, salienta que o Odissea – Tourism & Ecology Film Festival «será um “grande cineclube”, associando os espectadores cinéfilos e os produtores e realizadores de cinema, aos turistas habituais de um navio de cruzeiros, constituindo assim o primeiro Festival de Cinema Flutuante do Mundo.
 Esta mostra de cinema em pleno mar decorrerá a bordo de um dos maiores navios do mundo, o MSC Fantasia, com 333 metros de comprimento e uma capacidade para 4.000 turistas.
O Odissea – Tourism & Ecology Film Festival é um festival internacional de cinema sobre Turismo e Ecologia, abrangendo também os temas da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social, apoiando as produções audiovisuais do turismo que compaginem a promoção turística com a sensibilização para as boas práticas no domínio do ambiente.

Serão vários os gêneros a concurso, desde a ficção, ao documentário, animação, institucional e reportagens de televisão. Francisco Dias, que é também responsável por diversas iniciativas nacionais e internacionais do cinema turístico, explica que é evidente a relação entre cinema e turismo, é também evidente a relação entre turismo e ecologia.

“É inegável que a sustentabilidade do turismo implica necessariamente a adoção de boas práticas por parte das empresas e administrações públicas», sendo que «o Odissea dará ênfase a filmes relacionados com a redução do consumo de energia, a eco mobilidade, a preservação ambiental, a biodiversidade e, de um modo geral, a redução da “pegada ecológica”».
O Festival vai realizar-se num ambiente de cruzeiro temático, estando assim criadas as condições para a partilha de experiências, em contexto informal, permitindo aos participantes obter conhecimentos sobre novas tendências, e criar novas redes de colaboração, comparar projetos e dar a conhecer os seus próprios projetos a novos parceiros.

Para o diretor do festival, Fernando Santos, «o Festival Odissea é uma competição de talentos que pela primeira vez se realiza a bordo de um navio de cruzeiros, onde encontramos todas as valências, teatros, espaços de palestras e reuniões, glamour, alojamento, convívio, excelentes refeições e animação. É um local privilegiado para a realização de um evento desta natureza, que ainda nos permite visitar diversas cidades, como Gênova, Barcelona e Lisboa, e usufruir um dia de navegação.

É também uma oportunidade para se fazer um cruzeiro e conviver com os realizadores, produtores e todos os intervenientes no Festival, destaca.

O júri do Festival é constituído por personalidades ligadas ao cinema e à televisão, acadêmicos, e especialistas internacionais na área dos portos e cruzeiros, vindos desde a Austrália, Brasil, Inglaterra, Espanha e Cabo Verde. O Grande Prêmio do Festival é a “Grande Bússola de Ouro”, e serão ainda atribuídas “Bússolas de Ouro” de Prata e de Bronze nas diversas categorias a concurso.

Com início em Gênova a 11 de novembro, faz escala em Barcelona, uma das cidades mais “apetecíveis” em termos turísticos do Mediterrâneo, seguindo-se um dia de navegação e o fim da viagem em Lisboa, no dia 14.


Além de ser um festival de filmes sobre Ecologia e Turismo, o Festival Odissea é também uma viagem de Cruzeiro!... Produtores cinematográficos de todo o mundo terão a oportunidade de apresentar os seus filmes ao seu mercado alvo: os turistas de cruzeiro. Esta é também uma grande oportunidade para as empresas que trabalhem para uma economia ambiental de apresentar os seus projetos inovadores relacionados com:

* Destinos turísticos;
* Actividades de lazer;
* Experiências de Viagem;
* Preservação do ambiente;
* Eco-mobilidade;
* Biodiversidade;
* Mudanças climáticas;
* Economia ambiental;
* Produção e consumo sustentável;
* Responsabilidade social corporativa.
Fonte; Confira mais detalhes no site do festival:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC