Mascote da Copa sai da toca e começa contagem regressiva para o mundial



O tatu-bola ainda aguarda a escolha de um nome, mas já resolveu sair da toca e começar a contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014 em Brasília, uma das cidades-sede do mundial. A mascote, um boneco inflável de sete metros de altura, apareceu no começo da manhã desta segunda-feira (24/9), no gramado da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Complexo Cultural da República, onde deve ficar por 21 dias. O boneco também será exposto em outras regiões do Distrito Federal.

No início do setembro, a Fifa confirmou o desenho estilizado de um tatu-bola como a mascote oficial. O nome dele já pode ser escolhido por meio de votação no 
site oficial da Fifa, até meados de novembro. As três opções, definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos, são Amijubi Fuleco e Zuzeco. A campanha para que o animal fosse escolhido como mascote da Copa do Mundo foi lançada em fevereiro pela ONG cearense Associação Caatinga, que destacou sua habilidade única de curvar-se sobre si mesmo quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.
Conheça os significados dos nomes para a mascote:

Amijubi:
 é a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!

Fuleco: é a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco: o nome foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC