Conheça um pedacinho da Alemanha, - Recorrendo São Pedro de Alcântara/SC



Com apenas 4.704 habitantes em uma área de 139,6 KM2 e com renda per capita de R$ 6.941 assim é São Pedro de Alcântara, - Em direção a Serra do Mar existem municípios com características rurais e de natureza preservada que merecem ser visitadas e São Pedro de Alcântara é, uma delas.  Localizado a 34 km de Florianópolis, é o maior irradiador da colonização alemã  de Santa Catarina, uma das mais autenticas comunidades germânicas existentes no estado.  Reconhecida como cidade apenas em 1994 e efetivamente emancipada em 1996.
Este monumento está localizado na unica praça da cidade,-Monumento em homenagem aos colonizadores alemães
Fundada em 1829, a região tem muitos descendentes de alemães e de luso-açorianos. A cidade tem na exuberância da sua vegetação, na topografia acidentada e nas cachoeiras está seus maiores atrativos. Casarios antigos como a residência da família Kretzer, construída em 1920 na comunidade de Santa Filomena, ainda guardam vestígios dos primeiros imigrantes, assim como o templo de Santa Bárbara.

             Festas,- As principais festas do Município de São Pedro de Alcântara são:
Festa da Paz e da Fraternidade: ocorre no Santuário Bom Jesus da Santa Cruz, no bairro de Santa Teresa, no mês de maio, na qual é homenageado o escravo Marcos Manoel Vieira, conhecido por Tio Marcos. O Santuário se destaca por ser o único no Mundo a possuir um monumento em homenagem a um negro escravo.
Festa do Colono: acontece no mês de julho, cujas principais atrações são o baile com a escolha da Rainha do Colono, desfile de carros de bois, cavalgada, danças folclóricas. Tem como alimentação o delicioso churrasco, galinha recheada, recheio e outros.
Festa do Recheio: Acontece em outubro, e é a festa onde predomina um dos pratos típicos da região, cujos ingredientes principais são miúdos de frango, ovos, farinha de rosca, noz-moscada e tempero verde. A festa conta com outras atrações, como serviço de bar e cozinha e o tradicional baile.
STAMMTISCH: Acontece algumas vezes durante o ano, mas não tem data definida, é um encontro de amigos para discutir temas referentes à comunidade, comemorar as festividades do local, apreciar o chope e a mudança das estações. É uma festa de rua, onde grupos de amigos se encontram e passam o dia em barracas, festejando. O termo é formado pela junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco) e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, "mesa de tronco". Mas em alemão o termo “Stamm” quando se refere a tronco é mais usado para identificar ramificações familiares, tendo como significado mesa para encontro familiar, ou festa de família.
Oktobertanz: ocorre no fim de setembro, abrindo as comemorações alemãs de outubro no Estado de Santa Catarina, inicia com show e baile alemão, nos dias seguintes ocorrem várias atrações como o concurso de chopp em metro, o jogo de futebol alemão, atrações culturais e musicais e competições (serrador e lenhador) na área interna e externa do pavilhão. O desfile oficial acontece nas ruas centrais da cidade e relembra a tradição trazida pelos colonizadores ao som de bandinhas típicas e com a participação de grupos culturais de todo o estado.
A Jornalista Mariza com o proprietário do Bar Alemão, Mario,- Degustando o chopp tipicamente e autenticamente alemão, uma delícia. O Bar está aberto de quinta a sábado das 17h as 24h, nos domingos das 10h as 18h. Localizado bem no centrinho, em frente a  igreja Matriz.
Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara, vale a pena visitar-la. A decoração interna, a beleza das artes sacras, como das obras talhadas em madeira.


 Edição & Fotos: Mariza Ortiz Carvalho
No mês de Outubro o estado de Santa Catarina tem como tradição, divulgar as festas típicas alemãs, que não ficam somente no município de São Pedro de Alcântara. Elas ocorrerem também em Pomerode, Blumenau, Itajaí e muitos outros. 

Se você gosta de chopp e cerveja, então aqui fica o convite para que você venha conhecer, mais que as festas possam proporcionar,-Está também sua gente, sua cultura e sua gastronomia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC