Direto da ABAV - A Feira de Turismo das Américas

Discurso de Antonio Azevedo aos participantes da ABAV 2012 – A Feira de Turismo das Américas

Confira abaixo a íntegra do discurso de Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV, dirigido aos participantes da maior feira de turismo das Américas, evento que acaba de ser aberto no centro de convenções do Riocentro com a presença de 52 países expositores. Este setor movimentou, em 2011, por meio das agências de viagens associadas à entidade, mais de R$ 90 bilhões; ampliou para 13% sua participação no PIB, e, cada vez mais, atende diferentes segmentos e nichos de mercado que demandam viagens domésticas e internacionais. As associadas ABAV respondem por 85% da rede de distribuição setorial no país, incluindo todos os canais de venda existentes, sejam eles presenciais ou virtuais, e totalizaram 160 milhões de viagens realizadas no ano passado.

Detalhe: Em 2013, a ABAV – A Feira de Turismo das Américas será realizada no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 4 e 8 de setembro; o final de semana será aberto ao consumidor.

Evento ABAV: 40 anos de evolução e relevância setorial, de alma verde e amarela e coração aberto para o mundo

A ABAV – A Feira de Turismo das Américas, ao completar sua 40ª edição, assume dimensões que são comparáveis às maiores feiras de turismo do mundo.

De fato, este é o grande evento referencial do segmento turístico do Brasil que expõe a diversidade de seus atrativos turísticos, por meio do qual promove sua oferta de serviços e infraestrutura receptiva, sendo o palco ideal para que os players do setor, expositores e visitantes aproveitem para conquistar resultados, ampliar conhecimentos e contatos, identificar tendências de mercado e realizar ótimos negócios.

Temos orgulho em dizer que A Feira de Turismo das Américas é uma iniciativa que foi idealizada pela ABAV numa época em que poucos valorizavam essa atividade econômica, hoje considerada essencial no desenvolvimento econômico e social sustentável.

No início, com formato de feira e congresso itinerantes, lançamos vários destinos nacionais, hoje consolidados com destaque no portfólio das agências de viagens e muito contribuindo para ampliar o mercado turístico brasileiro.

Desde aqueles tempos, quando o tamanho do evento ABAV permitia a realização das edições itinerantes, essa contribuição histórica em favor do desenvolvimento do turismo nacional e os resultados alcançados já demonstravam, de maneira inequívoca, a competência e a força de venda constituída pelas agências de viagens associadas. 

Atualmente, em parceria estratégica com a ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo, a ABAV – Feira de Turismo das Américas, a maior feira de todo o continente americano, agrega mais benefícios para profissionais que dela participam, renovando assim sua importância e ampliando sua visibilidade no calendário global dos principais eventos e feiras internacionais de negócios do setor. 

Contamos também com o apoio do Fórum das Associações das Agências de Viagens da América Latina, além de parcerias com a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – e com a APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Alguns veículos de comunicação no exterior destacaram em manchete que “o mundo estará presente na ABAV 2012”, referindo-se à grande presença dos profissionais e das autoridades do setor de turismo de todos os continentes aqui participantes. 

Temos nesta edição a presença recorde de 52 países, que conferem à ABAV a condição privilegiada de ser a principal feira internacional de turismo realizada no Brasil.

Além de comemorar 40 anos com relevantes serviços prestados, o evento está repleto de inovações interessantes e conta com mais de 1.350 expositores, reunidos em cerca de 450 estandes em uma área total de 45 mil metros quadrados, o que representa crescimento real de 15%, se comparado com a edição anterior, e a presença prevista de mais de 20 mil participantes, profissionais do setor.

Completamos hoje o ciclo de dez anos em que o evento ABAV permaneceu no Rio de Janeiro, cinco anos a mais do que originalmente previsto. Assim, com a maior e a melhor edição de todos os tempos, encerramos este ciclo com sucesso. 

Mas nada impede que A Feira de Turismo das Américas retorne futuramente para o Rio de Janeiro, beneficiada pelos investimentos estruturais dedicados aos megaeventos esportivos, inclusive com a necessária ampliação de sua oferta hoteleira, tornando-a mais competitiva e atrativa.


A ABAV e o poder público

A integração entre o poder público e a iniciativa privada, por meio de ações conjuntas e que sejam alinhadas e baseadas no entendimento comum, é essencial; pois precisamos avançar com agilidade no processo de qualificação e do desenvolvimento setorial.

Esse é o primeiro passo: priorizar, com a qualidade necessária, os programas voltados para o aumento da competitividade do Turismo Nacional, que é fonte geradora e distribuidora de riquezas no Brasil.

Medidas como essas, focadas na qualidade, inovação e capacitação são vetores essenciais para o melhor ordenamento do setor e trarão ganho de competitividade para os destinos brasileiros, podendo dar um impulso à quebra de uma barreira histórica, que limita o ingresso de turistas estrangeiros no Brasil a pouco mais de cinco milhões de visitantes por ano.

Publicamente, também, renovamos nosso compromisso em empenhar o total apoio da ABAV na retomada de projetos de qualificação que muito contribuíram e, certamente, podem e devem contribuir ainda muito mais com o desenvolvimento setorial. Referimo-nos especificamente aos bem-sucedidos programas de capacitação profissional Proagência e Benchmarking, anteriormente executados pela ABAV, mas outros podem certamente ser desenvolvidos.

Nos últimos anos, com o significativo aumento da demanda, 40 milhões de novos turistas no Brasil ingressaram no mercado. E isso só fez renovar a importância dos serviços e do atendimento profissional qualificado das agências de viagens.
O desafio do turismo receptivo no Brasil

Sabemos que existem ilhas de excelência turística em serviços receptivos presentes em todas as regiões do Brasil, mas é certo que não é o suficiente. Apenas a simpatia e alegria do povo brasileiro, apesar de serem fatores positivos, não resolvem. Precisamos, acima de tudo, atingir um padrão internacional de qualidade, adequado e certificado.

Mais do que o impacto econômico gerado diretamente pela visita e a permanência dos turistas estrangeiros no Brasil, que serão atraídos pelos grandes eventos esportivos, o que mais contará a favor ou contra o futuro do turismo receptivo nacional estará determinado pelo tipo de repercussão que a mídia mundial dará à qualidade dos serviços turísticos prestados. Esse é, talvez, o principal legado pós-eventos.

Por isso, reiteramos nosso compromisso em contribuir na concepção e execução de programas de treinamento e capacitação adequados às necessidades do turismo nacional que requer investimentos dos poderes públicos, federal, estadual e municipal.

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