O CHARME DO TURISMO RURAL EM COLÔNIAS EUROPEIAS DO SUL DO BRASIL


Nas Encostas da Serra Geral de Santa Catarina, no entorno de Florianópolis, região colonizada por imigrantes italianos e alemães, famílias de agricultores que trabalham de maneira cooperada na produção de alimentos orgânicos, abriram suas propriedades para mostrar aos visitantes sua maneira de viver integrada à natureza. Assim surgiu a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia.
Nas propriedades que participam da Acolhida, os visitantes são recebidos por famílias rurais que ainda vivem de maneira semelhante aos colonos europeus e aprendem com as experiências contemporâneas de agricultura agroecológica. Essas experiências tornaram a região referência em Turismo Rural.
O destino já é visitado por escolas, universidades, famílias e casais, sendo a maioria proveniente de Florianópolis e de outras cidades de Santa Catarina. Há demanda também de visitantes das capitais vizinhas, como Curitiba e Porto Alegre, de São Paulo e outros estados mais distantes, que vêm em busca de viver a experiência de ser acolhido por uma família que vive no meio rural.
Em geral as visitas de famílias e casais ocorrem nos finais de semana e feriados, e duram em média de dois a três dias. Os turistas que procuram a região buscam saber como vivem como trabalham e o que fazem os agricultores ecológicos, além de conhecer os processos de plantio, transformação e consumo dos alimentos orgânicos.
É comum os turistas ficarem amigos das famílias rurais e retornarem com frequência, aproveitando os períodos de determinadas frutas, como os deliciosos morangos e uvas, ou para vivenciar as diferenças climáticas tão marcantes na região. Trata-se de oportunidades interessantes para serem trabalhadas de maneira a motivar as visitas em períodos de baixa ocupação.
Visitas de escolas e universidades costumam ocorrer durante a semana e têm duração variável, dependendo do tema da visita. Esta é uma boa estratégia para motivar as visitas nos períodos de baixa temporada. Empresas que organizam viagens técnicas e pedagógicas podem ter um excelente produto para oferecer a escolas e universidades.
O ideal é que os agentes conheçam as propriedades e a proposta da Acolhida antes de organizar viagens para grupos ou famílias. Para começar a conhecer a proposta, a orientação é acessar o site da associação: www.acolhida.com.br. A partir daí, pode-se conhecer a distribuição espacial das propriedades e o que cada uma oferece o que facilita a criação de um roteiro personalizado para famílias ou grupos de estudo. No site há também um link para contatos e central de reservas, que conduz ao atendimento direto pela equipe da Associação, garantindo a escolha adequada dos lugares que serão visitados.
As orientações de acesso usam como referência Florianópolis, por ser o principal emissor e também o portão de entrada para a região. A capital é servida por um aeroporto internacional, rodovias de qualidade e sinalização turística que facilitam a organização da viagem com segurança.
A partir de Florianópolis se têm acessos aos vários destinos da Acolhida, tanto aos mais próximos, como Rancho Queimado, quanto aos mais distantes, como Urubici. A maioria dos visitantes utiliza seu próprio veículo para chegar até as propriedades. Porém, há alternativas como o aluguel de veículos ou a contratação de serviços locais de transporte – vans e micro-ônibus –, que atendem aos grupos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC