EMBRATUR PREPARA ROTEIROS TURÍSTICOS LIGADOS À HISTÓRIA DO NEGRO


Pena que assinou a Lei que libertou a Raça Negra do Brasil

No Dia da Consciência Negra, a Embratur anuncia projeto voltado para o turismo étnico. “A busca pela memória familiar e também social é sempre um grande motivador de viagens”, avalia presidente da Embratur

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vem reforçando a promoção do turismo cultural no Brasil, com o objetivo de explorar o potencial de um dos atributos turísticos mais bem avaliados pelo estrangeiro que visita o Brasil. Dentro dessa linha, a Embratur também pretende aumentar a visibilidade de nossos atrativos culturais associados à cultura negra – uma das mais importantes matrizes formadoras do país.

Para 2013, a Embratur está desenvolvendo um programa especifico para o turismo étnico, em especial voltado para o público dos afro-americanos e africanos, que visitam o país motivados pela diversidade cultural.

Os produtos serão os roteiros históricos, que perpassam pela construção da identidade do negro no Brasil, segundo a coordenadora de Geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, Delma Andrade. Entre os destinos, a Embratur quer salientar os Ciclos do Café, no Rio de Janeiro, que passam pelas cidades do Vale do Café; do Ouro, em Minas Gerais, por Belo Horizonte e Ouro Preto; e do Açúcar, no Nordeste, principalmente nos estados de Alagoas e Pernambuco. Para Delma, estes locais são a oportunidade do turista estrangeiro vivenciar a cultura negra brasileira, “que é mesclada com a história dos povos indígenas e dos brancos, e forma o nosso mosaico cultural brasileiro”.

A decisão de montar os roteiros foi definida em maio, quando o presidente da Embratur, Flávio Dino, recebeu o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira. Os dois decidiram firmar uma cooperação entre as duas instituições para construir roteiros baseados em momentos importantes da história negra no Brasil, principalmente ligados à história contra a escravidão no país. “A busca pela memória familiar e também social e histórica é sempre um grande motivador de viagens em todo o mundo”, afirma presidente da Embratur, Flávio Dino.

A destinação destas cidades, como roteiros turísticos étnicos, foram decididos a partir do seminário internacional “Herança Identidade, Educação e Cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”, realizado em agosto.

Organizado pela Fundação Palmares (FCP) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com apoio da Embratur, o seminário teve como objetivo analisar as melhores práticas na área para identificar novas abordagens e desenvolver diretrizes claras para o desenvolvimento de um manual e de módulos de treinamento que possam facilitar o estabelecimento de rotas de memória e, assim, capacitar os gestores responsáveis por essas rotas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC