Rota das praias em Florianópolis, - E algumas dicas


Lagoa da Conceição/Florianópolis/SC


Sul da Ilha - aqui ficam as praias do Campeche (e o badalado point do Riozinho), Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Morro das Pedras, Praia dos Açores, etc. Todas elas com mar grosso e de água mais fria, própria para o surf e mais distantes do centro e dos points de balada (se este é o seu objetivo). Se você quer muito sossego, escolha a Praia dos Açores ou a quase selvagem Matadeiro (para ficar lá é melhor escolher uma casa de aluguel).

Nesta região, eu recomendo o Campeche, onde há muitas pousadas (como a Tamarindo) e casas de aluguel de temporada, além de ficar a poucos minutos da Lagoa da Conceição que tem um centrinho charmoso com bares, cafés, lojas e bastante movimento à noite.


Praias do Leste - As famosas Joaquina e Praia Mole estão aqui, com hotéis de praia mais antigos. A Lagoa da Conceição concentra uma boa oferta de pousadas e a Barra da Lagoa tem muitas opções de hospedagem econômicas, como albergues e casas para alugar, - Um lugar alternativo e muito pitoresco.

Praias desertas como a de Moçambique, Rio Vermelho e a Galheta, que é a única de nudismo na ilha. Se você escolher a Lagoa, não pegará trânsito para sair à noite e poderá perambular pelas praias preferidas que fiquem relativamente perto (há motos de aluguel na Avenida das Rendeiras). Para maior comodidade, a Praia Mole Hotel ainda é uma boa opção se quiser ficar nesta praia.

Praias do Norte - a familiar Daniela, a badalada Jurerê, a praia de Canasvieiras onde todos conversam em espanhol, estão aqui. Além delas, Ingleses (tomada de construções e com público diverso), Santinho (com o maior resort da ilha) e as distantes como a Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha do Norte e Praia Brava .

Todas têm acesso pela Rodovia SC 401 que leva à região Norte da Ilha. Escolha a sua preferida, a maioria tem muitas opções de aluguel de aparts, pousadas e hotéis. Não considere ficar rodando entre elas todos os dias, pois o trânsito e a distância são desanimadores.

Centro - não aconselho ficar por aqui se o seu objetivo é ir à praia. Mas se for baixa temporada, apesar do trânsito na cidade estar cada vez pior, até dá para ficar nos melhores hotéis da cidade que ficam na Beiramar (Sofitel, Majestic e Blue Tree), e se deslocar para as praias que escolher, entre outros hotéis que estão na Rua Felipe Schmidt, principal calçadão do centro da cidade.

Circuito de praias: Quem mora aqui normalmente escolhe a praia conforme o tempo e o vento (dias de vento sul evite as praias do Sul e os de vento Nordeste as do Norte). Mas você quer conhecer os melhores points, segue uma sugestão que não pode faltar no seu roteiro:

Praia Mole (foto)- há muitos anos atrás era o reduto do "beatiful people" da ilha, com seus bares de praia rústicos e de badalação light na areia. Mas o trânsito crescente e a superlotação de turistas espantaram os frequentadores antigos para o Riozinho e Jurerê.

Mesmo assim, esta praia de mar bravo de cores verde-azulada merecedor de inclusão em seu roteiro. Minha sugestão fica para quem quer voltar cedo, então terá que ser antes das quatro horas da tarde!
Riozinho - novo point do pessoal da ilha ficou um tanto prejudicado pelas últimas ressacas do mar. Mesmo assim, a vista da Ilha do Campeche e os frequentadores compensam a sua visita.

Fica à esquerda da principal Avenida do Campeche (Av. Pequeno Príncipe). O point é marcado por uma entrada de estacionamento, bem sinalizada. O bar de praia é a única infraestrutura no lugar, mas há vendedores de sanduíches e água na praia.
Moçambique - uma das poucas praias sem construção na ilha conserva o jeito selvagem e não há estrutura, por isso mesmo, leve seu lanche e água. Mar bom para surf, poucas pessoas na areia.

Jurerê - nos últimos cinco anos se tornou o point da balada na ilha. Seus paradores e bares de praia ficam lotados na temporada, com festas, DJ's famosos e muitas celebridades, gente bonita por todos os lados. Para garantir um lugar na areia, chegue cedo e não se estresse com a super lotação que começa depois do meio-dia.

Procure se informar, pois muitos bares oferecem festas sunset. Normalmente os lounges e mesas são reservados mediante consumação.

Escolha o seu predileto: P12 (maior estrutura, com piscinas e lounges), Donna (ambiente contemporâneo, bom para almoçar), Taikô (o mais tradicional e requisitado pela garotada), Café de La Music (área de praia pequena, mas boa estrutura de bar e frequentado por descolados), Nomuro Riso Beach (novidade do verão 2012, bom restaurante de praia, mais sossegado).

Praia da Lagoinha do Norte - antes só frequentada por los hermanos, essa praia de águas calmas e claras é um paraíso bem ao norte da ilha. Agora há bons hotéis e pousadas charmosas para quem quer se hospedar por lá. É vizinha da Praia Brava, que merece uma visita também (se bem que no último verão as águas da Brava estavam impróprias para o banho).

Fim de Tarde na Lagoa - a Lagoa da Conceição é para fechar qualquer roteiro com chave de ouro. Lojinhas de decoração e surf, cafés, restaurantes típicos, feirinha na praça, sem dúvida é um point que merece uma boa caminhada no final da tarde, seja para um suco, café ou para o happy hour.

Se você estiver animado ou chegar para o almoço, vá ao píer ao lado da ponte e pegue um barquinho para ir até a Costa da Lagoa (são transporte público, saem com horário marcado). Lá existem restaurantes típicos e simples e uma cachoeira deliciosa. É um passeio bem gostoso e diferente.

Se você for mais esportista, alugue uma lancha na marina para um ski aquático ou agende aulas de windsurf ou kitesurf em uma das muitas velarias que circundam esse manancial de água salobra.

Passeios que Valem a Pena:

Ilha do Campeche- Se programe para acordar cedo e ir até a Praia da Armação para pegar uma das antigas baleeiras nesta praia que antigamente caçava as Baleias Francas e produzia aqui o óleo e argamassa com a gordura do mamífero.

A Ilha, com inscrições rupestres e preservadas, tem águas claras, areia branquíssima e é um paraíso para passar o dia e fazer snorkelling.

Para quem apreciam iguarias como Ostras Cultivadas - São dois pontos importantes de cultivo de ostras, aqui na ilha. Um está no Sul na praia do Ribeirão da Ilha, bem ao sul e está pipocado de restaurantes com píers onde os moluscos são servidos fresquinhos, e a outra em Santo Antônio de Lisboa, no caminho que leva às praias do Norte, também com vários restaurantes na orla e um por de sol magnífico.

Ambos os lugares têm cenário cinematográfico, casarios típicos, ruas estreitas, artesanatos, igrejas antigas e cafés. A minha dica vai para passar em uma destas antigas vilas de casario açoriano para provar uma das várias maneiras de preparar as ostras que temos por aqui.
Para quem curte Trilhas - São muitas as trilhas pela ilha! Em bancas de revistas e ou livraria... Busque o Guia de Ecoturismo, esportes de aventura de Floripa. Nele você encontrará informações dessa modalidade de turismo.

Mas se é para escolher uma delas, faça a trilha do Pântano do Sul que leva à Lagoinha do Leste. Esta praia selvagem com uma deliciosa lagoa que desemboca no mar é um tesouro escondido de Floripa, só acessível aos mais animados que enfrentam o caminho sinuoso dentro da mata, mas bem delimitado, de 40 minutos. Leve água e lanche, pois é desabitada. A chegada com a bela vista da praia compensa o sufoco da subida.
Para que curte Sandboard nas Dunas - um programa gostoso para um horário não muito quente (vá ao final do dia) Para uma descida de prancha contemplando as lindas praias da Joaquina e do Campeche. As lagoas de água que ficam no meio das dunas também são limpas e valem um mergulho.
Para quem quer badalar - todas as tribos encontram o seu point aqui em Floripa. Na Lagoa, o centrinho concentra muitas opções de pubs e bares. Black Swan (pub com música ao vivo e ótimo ambiente para paquerar, beber e dançar), John Bull (bar rock roll), Nomuro (baladinha light), Confraria (boate que começa depois da 1h), são algumas das opções.

No Jurerê, há festas esporádicas à noite nos bares de praia como o P12, Café de La Music e o Donna, além das famosas boates Posh (clube de luxo) e a Pachá (filial da casa de Ibiza). No centro, o Double7 (foto) é uma filial do mesmo bar de NY, além do El Divino Lounge com restaurantes, bares e boate.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC