Praia do Campeche entre as inúmeras belezas de Florianópolis


              A costa leste da Ilha vem atraindo a atenção dos moradores, turistas e investidores.


Campeche está localizada a 15 km do centro da cidade, considerada atualmente, como uma das praias mais badalada e, isso se dá a qualquer época do ano. A praia conta com uma faixa de areia de 3,5 km e onde se misturam surfistas, moradores e turistas que dividem o mesmo espaço.

De mar grosso e ondas fortes, dona de cenário cinematográfico, exibe bem a sua frente uma pequena Ilha chamada de, Ilha do Campeche, areias brancas, lugar preservado.
A praia do Campeche vem se tornando um lugar observado e requisitado por pessoas que estão buscando sossego, conforto e beleza.  E essa demanda vem aumentando desde 2002, quando então a Inexplorada Praia do Riozinho passou a chamar a atenção de turistas e da mídia.

O secretario de turismo de Florianópolis fez uma estimativa de que estavam recebendo cerca de 15 mil turistas nas areias da praia em alta temporada. Para a surpresa de todos, dado esse que revela um lugar praticamente secreto e, que ainda é conservado pelos nativos da localidade.

O sul da Ilha passou a ser visto como um lugar atrativo, trazendo a ilha um novo olhar e, um novo conceito de comercialização para o mercado de investimentos imobiliários. A Capital Catarinense aponta para o mercado imobiliário que vem sendo aquecido e dinamizado com toda essa visibilidade das regiões leste e sul de Florianópolis, dai então passaram a receber melhorias da parte do poder publico. Onde tem aumentando a lista dos espaços mais valorizados da Ilha.

Juntamente vem a preocupação com o meio ambiente, porem no último relatório de FATMA (Fundação do Meio Ambiente) aponta que o Campeche está entre as 33 praias de Santa Catarina que tiveram entre 99% e 100% das coletas próprias para banho.

E em termo imobiliários a grande mudança vem acontecendo desde 2010, que impulsionados pelo desenvolvimento habitacional, dando vez ao crescendo e desenvolvimento comercial.
Hoje para quem escolhe morar, investir e ou passar férias, a Praia do Campeche conta com boa estrutura que atende quem mora e quem vem visitar.

“O Porquê de Campeche,- Seu significado”

Existem duas versões para o nome Campeche. A primeira, mais elegante, remete a um visitante ilustre que frequentou a região, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. Durante a década de 20, o correio aéreo francês Sociêté Latécoère instalou no Campeche um campo de pouso que era utilizado para o reabastecimento dos vôos entre Paris e Buenos Aires.

O comandante da rota, Saint-Exupéry, aproveitava para descansar e fez amizade com os moradores da região. A lenda que ficou é que o nome Campeche provém do apelido francês que o visitante deu ao lugar: Campo de Pesca, ou seja, Champ et Pêche. No entanto, como a Ilha em frente à praia já tinha este nome desde o século anterior, historiadores afirmam que ele provém de um vegetal chamado pau-campeche (Hematoxylon campechianum) da família das Fabaceae utilizado como planta medicinal e para tinturaria de mesmo nome e que, a exemplo do pau-brasil, foi muito procurado no início da colonização.

De qualquer maneira, das aventuras de Saint-Exupéry restaram à fama do Campo de Pouso da Sociêté Latécoère, primeiro aeroporto internacional do sul do Brasil, e o nome da principal rua do balneário: a Avenida Pequeno Príncipe, homenagem à principal obra do escritor.

Edição/Texto Mariza Ortiz Carvalho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC