América Latina é o Centro das Atenções do Turismo Mundial



Envolvida na crise econômica que vem castigando principalmente a Europa e os Estados Unidos, a América Latina vive hoje em uma espécie de “estado de exceção”. E não me refiro apenas ao fato de alguns dos países da região estarem passando por uma notável bonança econômica – como, por exemplo, o Brasil, que é hoje a sexta maior economia mundial, tendo tomado esse lugar de ninguém menos que o Reino Unido; o Peru, com um dos crescimentos econômicos mais destacados e sustentados dos últimos anos; ou o Panamá, que continua recebendo cada vez mais sedes de empresas internacionais. Refiro-me também ao turismo em suas duas vias.

Devido à realidade econômica de parte importante dos países latino-americanos, o turismo emissivo está crescendo, ao contrário do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos. Em 2012, enquanto o crescimento mundial do turismo foi de 3,8%, na América Central ele cresceu 6% e, na América do Sul, 4% em termos da quantidade de visitantes recebidos.

Hoje, os brasileiros estão entre os turistas mais visados do mundo por quem vende serviços receptivos, sendo que o Brasil é um dos mais importantes emissores para países como Estados Unidos, Uruguai e Argentina, para mencionar apenas alguns.
Por sua vez, a Argentina, dada a situação “especial” vivida por seus habitantes (controle cambial), tem os viajantes que mais elevaram seus gastos em viagens e que estão também, junto com os peruanos, entre os que mais cresceram percentualmente como visitantes em Cuba, por exemplo, no último ano.
A Colômbia não fica atrás. Com a revalorização de sua moeda e seu crescimento econômico, há cada vez mais colombianos viajando e utilizando serviços de 4 e 5 estrelas.

O México, uma das potências econômicas da América Latina e do mundo, permanece um importante emissor, e não só para seu vizinho do norte. Evidentemente é também uma das potências mundiais no que diz respeito ao turismo receptivo, sendo o país da América Latina que mais recebe turistas, seguido pelo Brasil e República Dominicana.

É significativo o crescimento alcançado na recepção de turistas internacionais pelo Brasil, Chile, Peru e Colômbia, entre outros, o qual supera o crescimento médio do setor no último ano em nível mundial.

Talvez o aspecto mais interessante desse fenômeno latino-americano seja o fato de tanto os locais como o resto do mundo terem voltado a atenção à região. Entre os latino-americanos, a atenção vem dos turistas que viajam dentro do continente – já que é mais econômico do que viajar a outros continentes em virtude do custo de voos e serviços. Entre os prestadores de serviços turísticos, a atenção é direcionada à captação de um crescente mercado com poder aquisitivo. Os mesmos motivos se aplicam ao resto do mundo – tanto viajantes como prestadores de serviços turísticos.

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