Evento em SC estimula turismo de observação de pássaro em extinção

Ave está em extinção (Foto: Isis Lacombe/Divulgação)

Papagaio Charão pode ser visto em Urupema no período de março a julho.
Festival ocorre neste sábado (27) e domingo (28) na cidade serrana.

Neste sábado (27) e domingo (28), em Urupema, na Serra catarinense, ocorre o 2º Festival do Papagaio Charão. Segundo a Prefeitura, o objetivo do evento é fomentar o turismo com foco específico na observação de aves. O papagaio charão está ameaçado de extinção, mas pode ser visto no período de março a julho na cidade.

O Amazona pretrei migra anualmente para Santa Catarina buscando os remanescentes de pinheiro brasileiro para se alimentar. Urupema centraliza uma significativa quantidade de floresta com araucárias, por isso as revoadas são constantes na cidade.

De acordo com um dos organizadores do evento, o biólogo Ari Fernando Raddatv, hoje, o número de exemplares no mundo do papagaio charão é mais de 25 mil indivíduos. No Brasil, eles vivem no Rio Grande do Sul, onde se alimentam de sementes de gabiroba e canela. No inverno, como esses alimentos não estão disponíveis, eles migram para a Serra catarinense atrás do pinhão.

A abertura oficial do festival acontece no sábado (27) às 9h30min, no Centro de Eventos Rubens Pagani e também neste horário iniciam as inscrições para o concurso fotográfico que terá como tema “O Papagaio Charão na Serra Catarinense”. Durante a programação haverá saída dos grupos para observação das revoadas, palestras com profissionais e duas oficinas. Também haverá estandes com exposição de materiais e venda de artesanatos e produtos locais.

A programação completa pode ser conferida neste site.
Fonte: G1 -Portal de Noticias da Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC