Balneário Rincão(SC) fará a 19ª Festa da Tainha




Nos dias 12, 13 e 14 de julho (sexta, sábado e domingo), o Balneário Rincão receberá a 19ª Festa da Tainha, festa que, neste ano, sofreu uma mudança no formato. “Antes o resultado era aplicado em ações beneficentes. Agora vamos fazer da festa uma vitrine da nossa gastronomia pesqueira”, antecipa o prefeito do Balneário Rincão, Décio Góes.
Sobre a festa:

Marca consagrada no Balneário Rincão, a Festa da Tainha mudará o formato. Diferente da forma adotada até o ano passado, quando a festa era realizada no Centro Comunitário, a proposta é levá-la para a beira-mar do Rincão, no terreno próximo a antiga New York. Além disso, restaurantes dos municípios ficarão responsáveis por expor os pratos pesqueiros.
“A Festa da Tainha pode ser a vitrine da nossa gastronomia pesqueira. A ideia é criar na beira-mar uma praça de alimentação e que cada restaurante desenvolva um prato especial, que precisará estar ligado à essência da festa que é a tainha, o peixe”, explicou o prefeito ao acrescentar que a intenção é que a festa traga desde o prato mais popular, com preço acessível a todos, até o mais sofisticado.

Além da gastronomia, o projeto também envolve, em paralelo, a inclusão de elementos culturais como boi-de-mamão e moda da viola. “Pretendemos trazer um show com músicas raízes e envolver competições de bocha, torneio de pênalti e até competição de charrete”, antecipou o prefeito.

“Eles bancarão apenas com o deslocamento da estrutura. O eixo é divulgar os nossos restaurantes e tornar o evento estadual. Fazer com que, durante o ano, as pessoas saiam das suas cidades e venham para o Rincão para comer peixe, assim como vão à Nova Veneza comer polenta com galinha, por exemplo. Que procurem os nossos restaurantes. Essa programação fora da temporada vai dar sustentabilidade para a nossa economia”, diz ainda o chefe do Executivo.

A comissão organizadora será composta por secretários, empresários, membros das comunidades, além das entidades do Balneário Rincão. Para a abertura do evento, o show com a dupla Neguinho e Emanuel está pré-agendado. Os pratos já apresentados pelos restaurantes incluem tainha na taquara, posta de tainha, tainha escaldada, com ou sem alcaparra e tainha recheada. Alguns estabelecimentos oferecerão pratos com frutos do mar, como camarão na moranga, lambe-lambe (marisco), paella, porções de lula empanada, isca de peixe, entre outros.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC