Escrevendo, relatando, divulgando e fotografando!


Todas as pessoas, nem que seja uma vez ao ano, ou quando podem, pretendem viajar para fugir do estresse e realizar a viagem dos sonhos. Antes de viajar, as pessoas buscam referências comerciais e noticiosas sobre as condições de roteiros e lugares.

As referências noticiosas são pesquisadas, redigidas e noticiadas pelo jornalista especializado em turismo. Este profissional atua em especialização jornalística relacionada à área de Turismo, Hotelaria, Transportes e Entretenimento.

Enquanto os turistas estão nos lugares para descansar, o jornalista ao efetuar essas viagens vive atento às características e diferencial do atendimento oferecido para redigir de forma fiel matérias que venham a ajudar e  orientar os seus leitores interessados por viagens.

Apesar da atenção profissional, o jornalista precisa se permitir racionar e perceber o lugar como se fosse um turista comum para, dessa forma, elaborar uma pauta precisa sobre as condições do roteiro de viagem.
Há também as matérias que são compradas de jornalistas independentes e de agências estrangeiras como forma de cortar despesas.

As mais bem elaboradoras são feitas por correspondentes da própria redação.
A pauta de inclui a gastronomia do lugar, eventos, traços culturais, feiras, negócios, produtos, entretenimento, transportes e o dia a dia da região.

É assim a minha vida e de alguns colegas, - O turismo também passa por períodos sazonais... Época de vacas magras e de sobrevivência.No jornalismo especializado não é diferente... Nesse caso os profissionais especializados no turismo, quando não estão viajando e participando de eventos e congressos, ficam a disposição das assessorias de imprensa, secretarias de turismo e assim vai.

Normalmente as noticias se multiplicam e chega à primeira mão para sacudir o mercado e enviar todas as informações que nos chegam. Seja filtrando o bom turismo, para divulgar.

Nem sempre encontramos ou temos em primeira mão todas as novidades do setor, porém vivemos épocas de mudanças e de grandes transformações na cadeia do turismo... Isso repercute em nosso trabalho. Será que mudanças vêm por ai?

A questão é aguardar por esse momento critico que atravessa o Brasil e esperar que nosso trabalho possa ser divulgado aos quatro cantos do mundo com o profissionalismo e principalmente respeito ao fiel leitor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC