Sebrae fará programação especial no Festival de Turismo das Cataratas

Empresários de micro e pequenas empresas terão programação especial na 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

O Sebrae-PR é um dos apoiadores e patrocinadores do Festival, que iniciou nesta quarta-feira (12), e segue até sexta-feira (14), no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu.

foto/divulgação
De acordo com o coordenador estadual de Turismo do Sebrae-PR, Aldo Cesar Carvalho, o Festival é um evento que tem o apoio do Sebrae há oito anos, quando a iniciativa foi incorporada ao projeto de turismo desenvolvido pela entidade. 
"Apostamos muito no Festival, que tem a geração de negócios como 'pano de fundo', além do desenvolvimento do turismo. Vemos como um evento de firme atuação e, nesta edição, programamos momentos diferenciados para os empresários do setor", afirma.

Durante todos os dias, a entidade vai dispor de um estande para atender as demandas dos empresários e parceiros. Na quinta-feira (13), o Sebrae-PR vai oferecer duas programações para públicos distintos: uma palestra, às 15h00, com o maratonista Marcelo Alves, aberta a todos os inscritos do Festival; e um encontro de negócios, das 15h00 às 18h30, entre representantes de destinos turísticos pré-selecionados de todas as regiões do Estado e operadores de turismo parceiras.

O palestrante convidado, explica Aldo Carvalho, vai falar sobre a importância do planejamento para chegar à realização dos objetivos.

"Marcelo Alves resolveu que queria ser maratonista. Para chegar lá - hoje ele é o único brasileiro a correr nos dois polos (sul e norte), deixou o sedentarismo e precisou de muito planejamento e persistência. Ele é nosso convidado por conta do exemplo de mudar de vida atingindo resultados por meio de um plano estratégico."

Outra importante programação dentro do Festival é o Seminário Paraná MICE - Turismo de Negócios e Eventos, marcado para o dia 14, às 16h00. Em pauta, está o Projeto Paraná MICE, uma realização do Sebrae-PR em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Secretaria de Estado de Turismo, com o objetivo de estimular o turismo de eventos e negócios. O Seminário, que acontece também em outras regiões do Paraná, tem o apoio do Institut Cerdà, de Barcelona, na Espanha.

Regiões turísticas

O Encontro de Negócios Sebrae-PR vai possibilitar que representantes de 11 destinos turísticos do Paraná mostrem seus atrativos a operadores de turismo. Serão 20 minutos de exposição com cada destino turístico: Litoral do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba, Curitiba, Campos Gerais, Terra dos Pinheirais (região de União da Vitória), Norte do Paraná, Noroeste do Paraná, Sudoeste do Paraná, Foz do Iguaçu e tríplice fronteira, Cascavel e Região Lindeira ao Lago de Itaipu.

Negócios e eventos

Para o consultor do Sebrae-PR, Augusto Cesar Stein, o Seminário Paraná MICE será um dos pontos altos dentro da programação do Festival.

"O turismo de negócios e eventos é muito forte em todo o Paraná. Em Foz do Iguaçu, apesar de termos uma grande demanda do turismo de lazer, o turismo de negócios e eventos também é crescente", observa.

Além de lideranças representantes do setor de turismo, também estarão presentes empresários do trade turístico de Cascavel, conforme orienta a consultora do Sebrae-PR, Danieli Doneda.

No seminário, salienta Augusto Cesar Stein, representantes do Institut Cerdà vão contar o caso de sucesso que fez com que a cidade catalã se consolidasse com um dos três principais destinos do mundo no segmento. Intitulada "Barcelona - Caso de Sucesso em Turismo MICE", a palestra vai mostrar como a cidade se estruturou para fazer isso acontecer em 20 anos.

Após a apresentação, também será apresentado o Projeto Paraná MICE - Turismo de Negócios e Eventos, do Sebrae-PR, que já envolve 200 empresas do segmento em todo Estado e será realizado até 2016.

O setor de negócios e eventos é responsável pela atração de 43% dos 13,2 milhões de visitantes que o Paraná recebe por ano. O turista de negócios e eventos é o que mais gasta no destino com hospedagens e com alta gastronomia, chega a até três vezes mais do que um turista tradicional.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC