23ª CONFERÊNCIA GERAL DO ICOM – RIO 2013

Rio de Janeiro sedia, entre 10 e 17 de agosto, o maior encontro internacional de profissionais de museus

Entre 10 e 17 de agosto, o Brasil será sede da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), encontro que, realizado em um país diferente a cada três anos, conta com a participação de mais de 2.000 profissionais da área. O tema é “Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social” e incentiva a apresentação das inúmeras ideias e experiências pautadas na criatividade que tem valorizado o patrimônio cultural, destacando o papel transformador dos museus por meio da memória social – campo na qual o Brasil se afirma como pioneiro e fomentador. Os 31 comitês internacionais da instituição se reunirão no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, para uma série de encontros que debaterão os novos rumos da museologia no país e no mundo. Será também uma oportunidade emblemática para que a sociedade brasileira descubra a importância de seus museus – motivo pelo qual vem sendo desenvolvida uma programação cultural de excelência, dedicada tanto a especialistas como ao público em geral.
“É uma grande honra para o ICOM Brasil que nosso país possa sediar este grande encontro de profissionais de museus de todo o mundo. O tema central da Conferência evoca a museologia social, campo bastante inspirador e de prática já consolidada entre os museus brasileiros. O evento será inovador e inclusivo, apresentando uma programação que se espraiará pela cidade e pelos museus do Rio de Janeiro”, conta Maria Ignez Mantovani Franco, presidente do ICOM Brasil.
Durante os oito dias, representantes de mais de 100 países discutirão temas como o intercâmbio entre museus, a difusão de conhecimentos, a participação e mobilização qualificada do público, a formação, a inovação e a qualificação profissional, a atualização de padrões profissionais, o combate ao tráfico ilícito de bens culturais e a preservação do patrimônio mundial. Haverá também atividades culturais e sociais paralelas à conferência (visitas culturais, expedições urbanas, exposições de artes visuais, eventos literários, oficinas abertas ao público, experiências de música e dança). Carlos Roberto F. Brandão, presidente da Conferência, explica que os princípios que norteiam a programação são a troca de experiências e o aprofundamento das relações profissionais. “Com esta perspectiva, convidamos os comitês e outros grupos do ICOM para reunião prévia durante o V Fórum de Museus, em novembro de 2012. O resultado foi muito inovador e instigante, por isso, vários comitês se reunirão durante a Conferência, expandindo essas discussões e estreitando relações aos museus da cidade na construção de um legado para o país.”
Ainda no âmbito profissional haverá uma feira de produtos e serviços nacionais e internacionais, com ênfase no que de mais tecnológico e contemporâneo se produz no mundo para que os Museus possam seduzir seus públicos. Trata-se de uma ação voltada à valorização da área de museus como um elo importante da economia criativa da cultura.
Uma feira institucional evidenciará o trabalho colossal que os museus desenvolvem junto à sociedade em que atuam, unindo experiências brasileiras e de distintos países, fomentando o intercâmbio internacional. Estarão presentes grandes institucionais internacionais e nacionais. Ambas as feiras, tanto a profissional como a institucional, estarão franqueadas ao público.
A proposta da Conferência é acolher os participantes por meio de atividades que sejam capazes de valorizar e difundir a cultura brasileira. Para tanto, os museus distribuídos em todo o território nacional estarão de portas abertas para receber os participantes da Conferência e o publico geral, com uma programação inédita e de qualidade.
Eleita como cidade anfitriã da Conferência, após concorrer com Milão e Moscou, o Rio de Janeiro – sede de 124 museus (as demais cidades fluminenses abrigam outros 130) – agrega valor à proposta. O aumento de sua visibilidade, por conta principalmente dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, contribuirá para alavancar as inscrições do público, estimado em 2.500 pessoas provenientes de mais de 100 países.
De acordo com Hans-Martin Hinz, presidente do ICOM, “é a oportunidade de fortalecer a presença do ICOM na América Latina, permitindo que profissionais que atuam em museus latino-americanos e mundiais dialoguem sobre o futuro de nossa área”. Desde a fundação da entidade, em 1946, é a segunda vez que a conferência se realiza na América do Sul – a primeira foi em 1986, na capital argentina. 
Para a 23ª Conferência, o ICOM e o ICOM Brasil contam com a correalização do Instituto Brasileiro de Museus / MINC, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Patrocinam o evento a Petrobrás, o BNDES, o Bradesco, a Oi, a Light, a Gerdau e a Vale, além da parceria institucional da Cidade das Artes e da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

SOBRE O ICOM
O Conselho Internacional de Museus (ICOM), fundado em 1946, é a única organização mundial de museus e profissionais que atuam em museus, tendo por compromisso promover e proteger o patrimônio natural e cultural, o presente e o futuro, o tangível e o intangível. Com aproximadamente 30 mil membros em 137 países, é uma rede única de profissionais com atuação em uma ampla gama de museus e disciplinas relacionadas à preservação do patrimônio. Mantendo relações formais com a UNESCO e com status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU, tem parcerias com entidades como a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, a INTERPOL e a Organização Mundial de Alfândegas, a fim de realizar suas missões internacionais de serviço público, incluindo a luta contra o tráfico de bens culturais e promovendo o gerenciamento de risco e o preparo para emergências com o objetivo de proteger o patrimônio cultural em casos de desastres naturais ou causados pelo homem. O compromisso do ICOM com o patrimônio cultural e a promoção do conhecimento é reforçado por seus 31 comitês internacionais dedicados a uma grande variedade de especializações em Museologia, que realizam pesquisas em suas respectivas áreas para o benefício da comunidade museológica. O ICOM é capaz de mobilizar especialistas em patrimônio cultural em todo o mundo para responder aos desafios enfrentados pelos museus mundialmente. 

SOBRE O ICOM BRASIL
O Comitê Brasileiro do ICOM (ICOM Brasil) foi fundado em 9 de janeiro de 1948 no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, tendo desde então trabalhado ativa e influentemente na comunidade museológica brasileira e internacional. Como reconhecimento ao papel desempenhado pela organização nas últimas décadas, em 2008 o Governo Brasileiro concedeu ao ICOM Brasil a comenda da Ordem Cultural no Brasil. O comitê participa dos principais eventos nacionais e internacionais da museologia, tendo consolidado a sua posição como uma importante força na Política Nacional de Museus e em seus prolongamentos internacionais. 


SERVIÇO
23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM)
De 10 a 17 de agosto de 2013, das 9h às 17h30
Cidade das Artes (Trevo das Palmeiras, Barra da Tijuca)
Inscrições por meio do site www.icomrio2013.org.br.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC